Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV SPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas

Tamanho da fonte: 
AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE NAS INOVAÇÕES DE MODELOS DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEIS: Uma revisão bibliométrica
Patricia Soldatelli Valente, Rafaela Cabral Almeida Trizotto, Natalia da Silva Freitas, Leandro da Silva Nascimento

Última alteração: 2021-09-20

Resumo


Diante dos novos paradigmas de produção e consumo sustentáveis, a inovação em modelos de negócio torna-se essencial para o avanço da sustentabilidade. Por mais que os conceitos de inovação em modelos de negócio e sustentabilidade estejam cada vez mais entrelaçados na literatura, não há um delineamento claro de quais dimensões da sustentabilidade estão impulsionando essas inovações. Por isso, o principal objetivo deste artigo é identificar quais dimensões, com base no Triple Bottom Line (TBL), estão sendo priorizadas. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica a partir de um corpus selecionado nas bases de dados Web of Science e Scopus. Ao todo, 284 artigos foram analisados. Identificou-se predominância da dimensão ambiental; mas também, uma crescente preocupação em retratar as três dimensões do TBL de maneira equitativa. Além de oferecer um panorama geral e internacional sobre a produção científica no assunto, o artigo aponta sugestões de pesquisas futuras.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.