Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV SPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA MCDA-C COMO FERRAMENTA DE APOIO À MITIGAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR
Daniel Rodrigo da Silva Lagares, Jean Robert Soares, Julio da Silva Dias, Rafael Tezza

Última alteração: 2021-10-08

Resumo


A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. Isto exposto, tem-se por premissa que a evasão escolar traz grandes prejuízos para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e é imperativo que se torne um ponto de atenção nas Instituições de Ensino (I.E). Os gestores escolares necessitam de ferramentas que possibilitem gerar informações de qualidade e assim traçar estratégicas para lidar com os desafios no ambiente organizacional. Nesse sentido a utilização de métodos de apoio multicritério a decisão vem suportar os gestores na identificação dos fatores motivadores da evasão escolar, visando mitigar os casos de discentes evadidos das IE´s. Esse artigo tem por objetivo identificar, através da revisão da literatura, como a utilização da MCDA-C pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisão e quais os fatores dificultadores à permanência dos alunos e seus reflexos no processo de evasão escolar.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.