Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV SPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas

Tamanho da fonte: 
Desafios e oportunidades para a implantação de um programa de compliance na Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve)
Michele Prada, Clenia de Mattia

Última alteração: 2021-10-08

Resumo


No Brasil, denúncias de fraudes, desvios de recursos públicos, subornos e atividades ímprobas vieram à tona a partir da década de 1990 e despiram instituições até então consideradas éticas. Neste cenário, o compliance se tornou um importante instrumento para disciplinar e aprimorar políticas voltadas ao cumprimento das normas legais em organizações privadas e públicas. O objetivo deste estudo é identificar os desafios e as oportunidades para a implantação de um programa de compliance na Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), localizada no Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, Brasil. Para tanto, foram feitas entrevistas em profundidade e foi possível compreender que a Associação já absorveu em sua cultura organizacional algumas práticas de integridade e tem inclinação para a implantação de um programa de compliance. Quanto aos desafios, identificou-se que, em geral, estão relacionados à sobrecarga da equipe, investimentos financeiros e aplicação dos valores do compliance na rotina organizacional.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.