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Ensino secundário em Goiás: a constituição de uma rede de escolas católicas (1889-1945)
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar a expansão do ensino secundário em Goiás, no período de 1889 a 1945, através da organização de uma rede de escolas confessionais católicas. Parte-se do pressuposto de que a Igreja Católica Apostólica Romana tomou a educação como um campo privilegiado de atuação, a partir do qual constituiu sua identidade enquanto ator social, buscando expandir-se para os campos político e cultural do país. Este trabalho faz um recorte da pesquisa O Legado Educacional do Catolicismo em Goiás (1889/1957), que tem como objetivo mapear o processo de criação de uma rede de escolas católicas no estado, como parte do projeto católico ultramontano. Os traços do ultramontanismo estão explícitos em documentos emitidos no episcopado de Dom Eduardo Duarte Silva, perpassando o episcopado de Dom Prudêncio Gomes da Silva e Dom Emanuel Gomes de Oliveira, que abarcam o recorte temporal adotado. Grosso modo, o trabalho pastoral dos bispos da diocese goiana se assentou em três aspectos: visitas pastorais, a formação de um novo clero e a fundação de escolas católicas. Privilegiou-se a criação de escolas para demonstrar o papel desempenhado pelo catolicismo na criação e expansão do acesso à educação escolar nessa unidade da federação. Um elemento importante no processo de expansão da rede de escolas católicas foi a vinda de congregações religiosas para Goiás. Dados da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação dão conta de que o maior percentual de escolas secundárias do estado, à época, era particular. As fontes documentais utilizadas são Cartas Pastorais, a biografia de Dom Emanuel Gomes de Oliveira, jornais de época e contribuições de historiadores e memorialistas que lidaram com temas correlatos ao desta pesquisa. Os resultados e conclusões expressam uma aliança entre Igreja Católica Apostólica Romana e poder público, o qual assegurou, por meio de subvenções, o funcionamento e expansão de escolas católicas em Goiás.
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