ST1 ACERVOS PESSOAIS NO TEMPO PRESENTE
| Acervos em rede: autoras de boas maneiras e suas construções de si | |
| Márcia Regina dos Santos |
| Os Arquivos Pessoais na Era Virtual | |
| Ricardo Neumann |
| Preservando lembranças e forjando glórias: as “pastas pessoais” dos integrantes do IHGSC. | |
| Karla Simone Willemann Schutz |
| Entre memorandos e bilhetes: considerações acerca de acervos documentais relativos a Rodrigo Melo Franco de Andrade | |
| Leticia Brandt Bauer |
| “Sou esposa, sou mulher, sou mãe”: memórias de uma vida conjugal (1965-1972, Caxias do Sul/RS) | |
| Pâmela Cervelin Grassi |
| Entre o público e o privado: o acervo pessoal do professor Oswaldo Rodrigues Cabral | |
| Marcelo Sabino Martins |
| Intenções e trajetos de um arquivo pessoal no tempo presente: os guardados de um pescador (Florianópolis/SC) | |
| Mariane Martins |
| “Clara, abre o pano do passado”: a experiência de construção do Memorial Clara Nunes | |
| Silvia Maria Jardim Brügger |
| Pinceladas de uma vida voltada à arte: Vicente Caruso e as pin-ups (1950-1980). | |
| Júlia Scherer |
| Arquivos particulares e sua contribuição para a história da imigração italiana em Irati-PR | |
| Regiane Maneira |
| Fragmentos de uma memória viva: a experiência vivida por Everardo Backheuser arquivada por Alcina Moreira de Souza | |
| Maristela da Rosa |
| Constituição e organização do acervo Sandra Jatahy Pesavento no IHGRGS | |
| Nàdia Maria Weber Santos |
| Histórias e práticas de consulentes da biblioteca pública de Santa Catarina em acervo institucional (1896) | |
| Helen Moro de Luca, Tânia Regina da Rocha Unglaub |
| Encontros com o Presente: Situando o acervo pessoal de Eglê Malheiros Miguel | |
| Isadora Muniz Vieira |
ST2 ENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE
| Modernidade, globalização, identidades e ensino de História | |
| Jean Carlos Moreno |
| Representaciones de la violencia 1955-1976: lectura, traducción y enseñanza del pasado reciente argentino | |
| Yésica Alejandra Billán |
| A temática indígena no contexto escolar: uma proposta de intervenção diagnóstica | |
| Fabricio Adriano |
| Os mapas e o ensino de história | |
| Carolina Teixeira Pina |
| Gênero e diversidade no PIBID História: relato de experiência | |
| Soraia Carolina de Mello, Jair Zandoná |
| A Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de História: saberes e práticas | |
| Odair de Souza |
| Entre slogans, símbolos e disciplina: “The Third Wave” e o ressurgimento do Fascismo na escola (1967-1968) | |
| Caroline de Alencar Barbosa |
| Patrimônio entre noções de memória e narrativas do tempo | |
| Giovanna Santana |
| Escola, homofobia e ensino de História no tempo presente | |
| Jefferson Silva Pereira |
| Florianópolis, uma cidade a ser lida: O uso do patrimônio cultural e dos espaços da cidade para o ensino de história | |
| Fabio Paulo da Silva |
| O ensino de História na educação técnica e profissional: desafios e perspectivas. | |
| Maria Gisele Peres |
| Narrativa escolar, acadêmica e profissional: perfil identitário dos estudantes-professores do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFSC (2017) | |
| Luciano de Azambuja |
| Projeto memória PIBID História UFRJ: “narrativas de si”, formação docente e ensino de História | |
| Viviane Grace Costa, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana Oliveira Amorim |
| Olhares acerca do oriente médio: Diálogos a partir da sala de aula | |
| Maicon Roberto Poli de Aguiar |
| A horta escolar como eixo articulador de aprendizagens de história | |
| Luciana dos Santos Menezes |
| O ensino de História indígena e o tempo presente: algumas Demandas da Lei 11.645/2008 pensadas a partir de livros didáticos de História (2000-2012) | |
| Kerollainy Rosa Schütz |
| Didática da história e a circulação de ideias sobre história em páginas do Facebook | |
| Matheus Henrique Marques Sussai |
| O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente | |
| Carlos Eduardo Miranda |
| A Educação Patrimonial e a Catedral de São Pedro em Rio Grande/RS: perspectivas através do ensino de História | |
| William Adão Ferreira Paiva |
| Fontes históricas na escola: saberes, experiências e práticas metodológicas no ensino de história | |
| Lêda Rodrigues Vieira |
| Dinâmica temporal no ensino de história: jovens e projetos de vida | |
| Vitoria Azevedo da Fonseca |
| Viver de Quitandas em Desterro no século XIX: Uma Proposta de Ensino de História e do Patrimônio Cultural dos povos africanos e afrodescendentes a partir de uma Pesquisa-Ação | |
| Mylene Silva de Pontes, Mônica Martins da Silva |
| Interfaces entre o museu, ensino de história das mulheres e a História do tempo presente | |
| Andrea Reis da Silveira |
| S.O.B. quase 130 anos que não entraram na escola Ensino de história e cultura afro-brasileira no tempo presente | |
| Fernanda Lucas Santiago |
ST3 ESCOLARIZAÇÃO MÉDIA NO TEMPO PRESENTE
| Ensino secundário em Goiás: a constituição de uma rede de escolas católicas (1889-1945) | |
| Ana Maria Gonçalves |
| Estudos Sociais como área integradora: notas preliminares sobre os Ginásios Vocacionais (São Paulo, 1961-1969) | |
| Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato |
| Relações de gênero e a seleção para o ginásio no tempo dos “Exames de Admissão” (Décadas de 1930 – 1970): abordagem teórica da História do Tempo Presente | |
| Elaine Prochnow Pires |
| Os cantores, a viagem à lua e a favela – uma experiência de ensino de língua portuguesa nos ginásios vocacionais durante a ditadura militar | |
| Idê Moraes dos Santos, Daniel Ferraz Chiozzini |
| Bricolagem entre o prescrito e o efetivado: cultura escolar das classes experimentais do Instituto Narciso Pieroni de Socorro (1959-1962) | |
| Letícia Vieira |
| Adolescência/juventude nas páginas da Revista Brasileira de estudos pedagógicos: ensino secundário brasileiro em foco (1952 – 1959) | |
| Juliana Topanotti dos Santos de Mello |
| As Reformas do Ensino Comercial Brasileiro: Uma Análise de Escolas Comerciais de Porto Alegre/RS (1909-1982) | |
| Eduardo Cristiano Hass da Silva |
| Usos do espaço e a utilização do Sistema de Fichas na classe secundária experimental do Colégio Santa Cruz (1959 – 1962) | |
| Stefanie Schreiber |
| A gestão Paulo Freire e o ensino técnico secundário | |
| Angelica Riello de Souza |
| Narrativas (auto)biográficas de jovens estudantes do ensino médio – uma perspectiva de se conhecer o currículo e seus processos de subjetivação | |
| Jean Prette |
ST4 GÊNERO, FAMÍLIA E INFÂNCIA NO TEMPO PRESENTE
| Mulheres japonesas em Santa Maria-RS e a transmissão do Saber-fazer da culinária japonesa | |
| Alexandra Begueristain da Silva, André Luís Ramos Soares |
| Meios de comunicação, segurança nacional e a defesa da “moral e bons costumes”: uma análise de escritos da Escola Superior de Guerra (1964-1985) | |
| Ana Rita Fonteles Fonteles Duarte |
| Mulheres no Manicômio Judiciário de Santa Catarina: relações de violência e de gênero no tempo presente | |
| Cíntia Paludo |
| Violência e infância: a criação CPI destinada a investigar o extermínio de crianças e adolescentes como acontecimento (Brasil, 1991) | |
| Luisa Rita Cardoso |
| Mulheres Assentadas e Relações de Gênero em Mato Grosso do Sul | |
| Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, Viviane Scalon Fachin |
| Famílias em processo: diagnósticos do serviço social em fontes judiciais, 1990 | |
| Elisangela da Silva Machieski |
| Lugar de homem é na cozinha? Uma análise das relações de gênero e das práticas sociais na cidade de Florianópolis/SC | |
| Gisele Palma Moser, Marcos Montysuma |
| O jornal a “Voz do oeste” e o discurso de proteção à infância desvalida na década de 1940 em Chapecó | |
| Aline Fátima Lazarotto |
| “Os jovens brasileiros gostam de brilhar, são individualistas e conservadores”: As décadas de 1980 e 1990 e as mudanças nas representações de juventude | |
| Nathália Jonaine Hermann |
| Unidos pela norma: Uma educação para o casamento e a construção de afetos. (1979-1984) | |
| Jorge Luiz Zaluski |
| Política Familiar e Bem Estar do Menor: Gênero, moralidade e família em debates sobre a marginalização social no Brasil (1966-1978) | |
| Camila Serafim Daminelli |
| Criminalização feminina em Santa Catarina (1950-1979) | |
| Camila Damasceno de Andrade |
ST5 GÊNERO, SEXUALIDADE E MOBILIDADES NO TEMPO PRESENTE
| Gênero, sexualidade e família nos romances da escritora Adelaide Carraro (1964-1985) | |
| Adriana Fraga Vieira |
| Entre Brasil e Estados Unidos fluxos de masculinidades (1980) | |
| Douglas Josiel Voks |
| Música, mulher, uísque e folia: a representação da mulher no jornal O Guaíba durante os carnavais da década de 70 | |
| Ricardo Figueiró Cruz |
| Os processos migratórios recentes e as diásporas senegalesa e haitiana em Florianópolis: atravessamentos e fluxos | |
| Janaina Santos Macedo |
| Onde fica o Brasil?: comunidade, territórios e transnacionalismo entre brasileiros nos Estados Unidos (1985-2010) | |
| Émerson César de Campos |
| A alteridade entre a retórica e a semântica: Escalas do discurso sobre um fenômeno migratório | |
| Michelle Maria Stakonski Cechinel |
| Corpos “ciborgues”: Uma análise fílmica a partir do gênero e da sexualidade no cinema argentino | |
| Renata Santos Maia |
| Em nome da fé: As memórias de moradores do bairro Indaiá, Nova Trento | |
| Marcia Peixe Vargas |
| Por que ser “vadia” em 2017? Diálogos com organizadoras de Marchas das Vadias no Brasil | |
| Morgani Guzzo |
| Gênero, diversidade, sexualidade e o Plano Municipal de Educação em Balneário Camboriú | |
| Thiago Henrique de Castro Silva, Cassio Jody Kokubo |
| Trajetórias migrantes e conflitos urbanos na Grande Florianópolis (Brasil, 2012-2016) | |
| Francisco Canella |
| Estar aqui, estar lá: gênero, família e afetos na experiencia de emigrantes brasileiros em Portugal | |
| Glaucia de Oliveira Assis |
| Comunidade islâmica de Florianópolis: imigração, dilemas e tensões | |
| Andréa Fátima Salvador |
| Mulheres que foram à luta contra a ditadura: breves reflexões sobre a presença de militantes no jornal Correio do Povo (1969 -1973) | |
| Luísa Dornelles Briggmann |
| Relações de gênero em representações midiáticas de fluxos migratórios contemporâneos no Brasil (2010-2014) | |
| Samira Moratti Frazão |
| Aqui como lá: diáspora, transnacionalidade e a influência estadunidense no cenário urbano de Governador Valadares | |
| Franco Dani Araújo Pinto, Sueli Siqueira |
ST6 HISTÓRIA POLÍTICA E TEMPO PRESENTE: BRASIL E AMÉRICA LATINA
| As vias de entrada do pensamento de esquerda em Imbituba, SC | |
| Paulo Henrique Schlickmann, Joel Ramos |
| O estado da arte: a Comissão Nacional da Verdade e sua contribuição na formação da memória política do Brasil | |
| Luis Rodrigo de Mesquita Tiago |
| Brizola vive: a presença da memória de Leonel Brizola na política nacional (2004-2014) | |
| Graziane Ortiz Righi |
| América Latina “versus” política e História no Tempo Presente | |
| Roberto da Silva Rodrigues |
| A campanha Diretas Já através das páginas do Jornal Zero Hora | |
| Daniela de Campos |
| O neo-populismo como alternativa à democracia? | |
| Valdenésio Aduci Mendes, Raony Odremán Mendes |
| Gente Ambev - a trajetória do modelo de gestão de pessoas que levou a primeira multinacional brasileira ao centro do capitalismo mundial | |
| Carlos Eduardo Batista |
| O campeonato brasileiro de clubes e a taça independência: propaganda política e integração do território nacional (1971-1972) | |
| Patrícia Volk Schatz |
| O exílio como prática do terrorismo de Estado (TDE): o caso de um grupo de gaúchos exilados no Chile, entre os anos de 1970 e 1973 | |
| Cristiane Medianeira Ávila Dias |
| Exílio e escalada autoritária: Leonel de Moura Brizola no Uruguai de Jorge Pacheco Areco | |
| Maria Cláudia Moraes Leite |
| Cinquenta Anos do Golpe Civil-Militar: ordem cívica e ilegalidade no início do governo ditatorial no Brasil (1964-1965) | |
| Cristina Ferreira |
| A internet como sustentáculo dos fios que tecem o jornalismo na história no tempo presente | |
| Jose Milton Rocha |
| Vestígios da ‘solidariedade continental’: uma proposta de análise do projeto de cooperação Brasil-EUA durante o segundo governo Vargas (1951-1954) | |
| Natália Abreu Damasceno |
| A expansão do ensino superior no Brasil e a criação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) | |
| Fernanda Nichterwitz |
| Questão militar na Venezuela Chavista: política, representação e tempo presente | |
| Luiz Fernando Silva |
| História e justiça de transição: a redemocratização chilena à luz dos direitos humanos | |
| Leonardo Oliveira Souza |
| A Ação Popular Marxista-Leninista e a produção de revolucionários na década de 1960 | |
| Olívia Candeia Lima Rocha |
| Diálogos entre a História Política e a Ciência Política: a renovação e as ressonâncias entre os campos científicos | |
| Philippe Chaves Guedon |
| Entre cassetetes e tijolos: Cultura, Política e Mídia na greve da construção civil curitibana de 1979 | |
| Luis Felipe Genaro |
| O PCB e as experiências sociais em solução: o combate ao “vírus moscovita” e a eliminação do sintoma vermelho em Santa Catarina em 1935 | |
| Carlos Alberto Lourenço Nunes |
| “Para os céticos, a imprensa é papel pintado. Para nós, é papel sagrado”: o suplemento da Folha de S. Paulo para o golpe de 1964 | |
| Kelly Yshida |
| Os menores na Penitenciária da Pedra Grande: um estudo dos arquivos de higiene mental e os prontuários (1935-1945) | |
| Fernanda Biava Cassettari |
| O poder das ruas: o #ContraoAumentoThe no debate entorno da representatividade política | |
| Sthênio Sousa Everton |
| A luta dos Waimiri-atroari no contexto de implantação autoritária de grandes projetos capitalistas em presidente Figueiredo (am) durante o regime militar | |
| Leandro Barbosa de Freitas, Paulo Marreiro dos Santos Júnior |
| Intelectuais e culturas políticas em Punto de Vista (1978-2008) | |
| Raphael Nunes Nicoletti Sebrian |
| Jornal Afinal e o processo de abertura política “lenta, segura e gradual” | |
| Arielle Rosa Rodrigues |
| Quando a política se torna “coisa” de família: análise das relações familiares na política paranaense nas eleições de 2014 | |
| Letícia Leal de Almeida |
| Verdade de gênero no Brasil: uma análise do acervo do Grupo de Trabalho sobre gênero na CNV (2013-2014) | |
| Paula Franco |
| Política e sociabilidades no processo de redemocratização no Brasil | |
| Nashla Dahás Gomozias |
| Um belo legado no horizonte? O jornal "Estado de Minas" na cobertura das relações de poder em torno dos megaeventos esportivos (2013-2014) | |
| Raul de Paiva Oliveira Castro |
| Editores de provocação: culturas políticas em disputa na transição democrática. | |
| Marcos Antonio Peccin Junior |
| Sem querer querendo: catolicismo e política na autobiografia de Roberto Gómez Bolaños | |
| Ricardo Duwe, Priscila de Andrade Rodrigues |
| Frente Brasileira de Informações: imprensa e resistência no exílio | |
| Greyce Falcão do Nascimento |
| Economia Política e Imprensa: O Brasil em 1989 | |
| Fausto Cheida Curadi |
| Políticas públicas e o dinamismo socioeconômico no Brasil contemporâneo: Breves considerações | |
| Carlos José Espíndola |
| Representações sobre a América Latina no jornalismo brasileiro: uma análise da revista mais lida no país | |
| Valquiria Michela John, Robson Souza dos Santos, André Felipe Schlindwein |
| A política de deslocamento de militantes do MST (1985-1993) | |
| Rose Elke Debiasi |
| Contrastes e tensões: transporte coletivo em Teresina na década de 1970 | |
| Allan Ricelli Rodrigues de Pinho, Cláudia Cristina da Silva Fontineles |
| A revista brasileira de cultura e algumas possibilidades de pesquisa em periódicos culturais | |
| Giane Maria Souza |
ST7 MEMÓRIAS DA DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS
| Educação para as relações étnico-raciais: a questão do livro didático | |
| Yvie Cristina Favero de Souza |
| Associações negras: cacumbis, clubes recreativos, blocos carnavalescos e escolas de samba de Florianópolis na primeira metade do século XX | |
| Karla Leandro Rascke |
| Os desafios para a promoção e a implantação da educação para as relações étnico-raciais: o caso de uma universidade comunitária. | |
| Wilson de Oliveira Neto, Sirlei de Souza |
| A História africana e afro-brasileira nas práticas de ensino do curso de História da UDESC | |
| Maíra Pires Andrade |
| Preto vs. Branco: futebol, comemorações de 13 de maio e as associações de homens de cor do Estado de São Paulo | |
| Willian R Robson Soares Lucindo |
| Nos enredos do banho de manjericão: uma análise das práticas mágico-religiosas de matrizes africanas na produção audiovisual de Clara Nunes nos anos de 1970/80 | |
| Monique Francielle Castilho Vargas |
| Jovens da comunidade remanescente quilombola da colônia Sutil e suas perspectivas externas | |
| Merylin Ricieli dos Santos |
| Mulheres negras em ação: associação mulheres negras Antonieta de Barros, Florianópolis-SC (1985-2015) | |
| Carol Lima de Carvalho |
| Adotiva Liberato Valentim e a experiência das populações de origem africana em Florianópolis: uma proposta de pesquisa | |
| Adriana May de Aguiar |
| Entre a Direita e a Esquerda: as Alianças Políticas no Movimento Negro de 1960-1988 | |
| Juliana de Souza Krauss Militão |
| Uma abordagem possível da população negra no Contestado (1912-1916) para o ensino de História | |
| Francine Costa |
| Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em Florianópolis (1994 - 2016): Primeiras notas sobre seus sentidos | |
| Carina Santiago dos Santos |
| Identidades e identificações em sociedades recreativas de afrodescendentes em Laguna (1930–1950) | |
| Júlio César da Rosa |
| Debaixo dos baobás: A oralidade na África ocidental | |
| Mônica Nascimento Pessoa |
ST8 MODA, TRAJES E HISTÓRIA
| A chita na moda: análise da construção de um imaginário popular brasileiro | |
| Priscila Barbeiro |
| "Skate: é assim que as feres se vestem!": uma análise a partir das revistas Pop e Yeah! | |
| Leonardo Brandão |
| Moda e Art Nouveau na Belle Époque francesa | |
| Natália Dias de Casado Lima |
| Um olhar acerca das construções de gênero presentes na moda para bebês | |
| Marianna Ribeiro Pires |
| A Vida Elegante O poder das damas da alta sociedade na Belle Époque Carioca (Rio de Janeiro - 1903 a 1914) | |
| Laíne Soares Mendes |
| Moda e identidade através das celebridades: análise do grupo Little Mix (2016-2017) | |
| Igor Lemos Moreira |
| A contracultura, o glam rock e a moda andrógina nos anos 70-80 | |
| Patrícia Marcondes de Barros |
| Narrativas visuais de moda: A composição de “looks” como forma de expressão ou divulgação do consumo na web | |
| Patrícia Carla Mucelin |
| O têxtil e o vestuário como fonte documental: No acervo de Olly Reinheimer | |
| Sra Carolina Morgado Pereira |
| Charme, elegância e bom gosto: jornalismo de moda no Piauí na década de 1970 | |
| Nathércia Vasconcelos Santos, Nilsângela Cardoso Lima |
| Os acervos de estudo de trajes de Victor Veirelles do MVM e MNBA | |
| Mara Rubia Sant Anna |
ST9 TEMPO PRESENTE, POLÍTICAS DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL NAS AMÉRICAS
| “Escreve isto para a memória num livro”: o projeto Brasil: nunca mais, cultura histórica e transmissão da experiência (1978-1988) | |
| Caroline Silveira Bauer |
| Valorização da paisagem como patrimônio cultural | |
| Bernardo Brasil Bielschowsky |
| Laguna entre a memória e o discurso do patrimônio: as leituras sobre a “cidade-documento” | |
| Carlos Eduardo Macagi, Daniel Barreto Lopes |
| Redes de saberes e interculturalidade: interconexões entre educação, patrimônio cultural, políticas públicas, decolonialidade e direitos humanos | |
| Carla Ferreira Cruz |
| “Lampião: nem bandido, nem herói, ele é história”? Contradições do cangaço como patrimônio cultural nordestino | |
| Vagner Silva Ramos Filho |
| "O vandalismo veste todos os trajes": derivas brasileiras e portuguesas do conceito de "vandalismo" e as versões e subversões da ordem patrimonial | |
| Diego Finder Machado |
| Criciúma entre mitos: por uma crítica à cidade das etnias | |
| Renato de Araújo Monteiro |
| Patrimônio, memória e história oral: os processos de tombamentos no estado do Rio Grande do Sul fundamentados pelo critério étnico | |
| Guilherme Dias |
| Políticas patrimoniais voltadas para práticas culturais e religiosas afro-brasileiras na atualidade: dilemas e potencialidades | |
| Raul Amaro de Oliveira Lanari |
| A presença negra no Sul do Brasil: reflexões sobre o lugar das questões afro-brasileiras nas narrativas identitárias de Santa Catarina e nas ações patrimoniais do IPHAN | |
| Danielle Alves de Sousa |
| Arte urbana e discussões de patrimônio: Graffitis no Armazém Vieira (2013) | |
| Ana Carolina Brasil |
| Do isolamento ao tombamento: A patrimonialização dos Asilos Colônias no estado de São Paulo | |
| Gabriela Lopes Batista |
| Entre reminiscências e remanescentes: a presença e a ausência de passado em torno do quilombo no Brasil | |
| Fernanda Mara Borba |
| A instituição do patrimônio histórico e artístico nacional na Argentina: o censo de monumentos e agentes envolvidos (1938-1946) | |
| Maine Barbosa Lopes |
| A (des)construção do inventário de patrimônio cultural de Joinville-SC: disputas, discursos e interesses antagônicos | |
| Christiane Heloisa Kalb |
| Uma topografia de dor na paisagem urbana de Buenos Aires: a red federal de sitios de memoria e os ex-ccdtye. | |
| Rebeca Lopes Cabral |
ST10 REDES DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MÚSICA POPULAR NAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX
| A trajetória Histórica da lambada: da criação regional à difusão nacional | |
| Laisa Epifanio Lopes |
| Identidade e diferença nas canções "canto das três raças" e "etnia". Uma análise comparativa | |
| Sandro José Celeste |
| Para onde vamos? Cena de rock e espaços de sociabilidade em Florianópolis (1980-1989) | |
| Carlos Eduardo Pereira de Oliveira |
| Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós: Perspectiva de futuro nos sambas-enredos da década de 1980 | |
| Christian Gonçalves Vidal da Fonseca |
| Reflexões sobre a identidade lusófona nas trajetórias das cantoras Carmen Miranda e Amália Rodrigues | |
| Marcia Ramos de Oliveira |
| "Eu vou ficar nessa cidade, não voltar pro sertão": trânsitos diaspóricos na música popular brasileira (décadas de 1960 e 1970) | |
| André Rocha Leite Haudenschild |
| A estética do vil: filosofia e música popular | |
| Ivan de Bruyn Ferraz |
| A invenção da habanera no teatro musical e o circuito transatlântico de entretenimento no seculo xix: o caso do El Relampago | |
| Joana Martins Saraiva |