Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Ensino secundário em Goiás: a constituição de uma rede de escolas católicas (1889-1945)
Ana Maria Gonçalves

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Este artigo tem como objetivo destacar a expansão do ensino secundário em Goiás, no  período  de  1889  a  1945,  através  da  organização  de  uma  rede  de  escolas  confessionais católicas.  Parte-se  do  pressuposto  de  que  a  Igreja  Católica  Apostólica  Romana    tomou  a educação como um campo privilegiado de atuação, a partir do qual constituiu sua identidade enquanto ator social, buscando expandir-se para os campos político e cultural do país. Este trabalho  faz  um  recorte  da  pesquisa  O  Legado  Educacional  do  Catolicismo  em  Goiás (1889/1957), que tem como objetivo mapear o processo de criação de uma rede de escolas católicas  no  estado,  como  parte  do  projeto  católico  ultramontano.  Os  traços  do ultramontanismo estão explícitos em documentos emitidos no episcopado de Dom Eduardo Duarte Silva, perpassando o episcopado de Dom Prudêncio Gomes da Silva e Dom Emanuel Gomes  de  Oliveira,  que  abarcam  o  recorte  temporal  adotado.  Grosso  modo,  o  trabalho pastoral  dos  bispos  da  diocese  goiana  se  assentou  em  três  aspectos:  visitas  pastorais,  a formação  de  um  novo  clero  e  a  fundação  de  escolas  católicas.  Privilegiou-se  a  criação  de escolas para demonstrar o papel  desempenhado  pelo  catolicismo na criação  e expansão do acesso à educação escolar nessa unidade da federação. Um elemento importante no processo de expansão da rede de escolas católicas foi a vinda de congregações religiosas para Goiás. Dados  da  Diretoria  do  Ensino  Secundário  do  Ministério  da  Educação  dão  conta  de  que  o maior  percentual  de  escolas  secundárias  do  estado,  à  época,  era  particular.  As  fontes documentais utilizadas são Cartas Pastorais, a biografia de Dom Emanuel Gomes de Oliveira, jornais  de  época  e  contribuições  de  historiadores  e  memorialistas  que  lidaram  com  temas correlatos ao desta pesquisa. Os resultados e conclusões expressam uma aliança entre Igreja Católica Apostólica Romana e poder público, o qual assegurou, por meio de subvenções, o funcionamento e expansão de escolas católicas em Goiás.

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