Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
A chita na moda: análise da construção de um imaginário popular brasileiro
Priscila Barbeiro

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


O objetivo deste trabalho é o de analisar uma fotografia de moda produzida pelo fotógrafo Jacques Dekequer, pertencente ao acervo virtual do museu A Casa – Museu da casa brasileira.  A fotografia  em  questão,  realizada para  a  exposição “A Chita na Moda” (2005) registra a criação da marca Neon, dos estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato. Tomamos como  embasamento  os  estudos  sobre  a  Imagem  e  a  metodologia  de  análise  proposta  por Cassagnes  (1996),  a  fim  de  compreendermos  a  construção  de  um  imaginário  popular brasileiro e de uma possível identidade cultural discursada pela imagem e pela exposição, por meio da apropriação do  tecido  chita nas produções  de estilistas brasileiros. Para tanto, nos propomos  analisar  a  imagem  não  apenas  em  sua  relação  forma/conteúdo,  mas  também  de pensar em sua ordem política/ideológica.

Texto completo: PDF