Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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"Skate: é assim que as feres se vestem!": uma análise a partir das revistas Pop e Yeah!
Leonardo Brandão

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Em  pesquisa  realizada  pelo  Instituto  Datafolha  no  ano  de  2015  foi  constatada  a existência  de  mais  de  8,5  milhões  de  skatistas  no  país.  Essa  expressiva  quantidade  de praticantes  revela  que  essa  atividade  ganhou  dimensões  significativas  e  que  não  pode  ser ignorada pelos historiadores do corpo, do esporte e da moda. Neste trabalho iremos ressaltar uma  modificação  ocorrida  no  vestuário  ligado  à  prática  do  skate,  e  isso  comparando  duas épocas  distintas  através  da  publicidade.  Num  primeiro  momento  iremos  abordar  uma publicidade veiculada pela revista Pop no ano de 1978, e depois uma publicidade veiculada pela  revista  Yeah!  no  ano  de  1986.  Se  num  primeiro  momento  a  prática  do  skate  esteve associada  ao  visual  do  surf,  em  menos  de  uma  década  a  aparência  de  muitos  skatistas  já estaria  mais  ligada  à  estética  punk.  A  revista  Pop  foi  publicada  com  periodicidade  mensal pela  editora  Abril  entre  novembro  de  1972  e  agosto  de  1979.  Nesta  revista,  a  imagem publicitária que iremos analisar foi publicada em sua edição de número 72, de abril de 1978, sendo  ela  uma  foto  colorida  de  duas  páginas,  na  qual  dois  jovens  skatistas  apareciam  de maneira descontraída sob os dizeres: “Skate: é assim que as feras se vestem”. Nossa outra fonte,  a  revista  Yeah!,  foi  publicada  durante  a  segunda  metade  da  década  de  1980,  mais especificamente de 1986 a 1988. Nesta revista iremos analisar uma imagem publicitária de uma joelheira da marca “Urgh!”, e isso com o intuito de discutir a gênese das relações entre punk, indumentária, juventude e mercado. O objetivo é demonstrar como diversos signos do movimento  punk  foram  apropriados  por  um  emergente  mercado  ligado  a  essa  atividade. Importa compreender como muitos dos skatistas, durante esse período, foram pouco a pouco abandonando o visual de surfistas que adotavam até então: cabelos compridos, shorts, roupas mais alegres e descontraídas, e começaram a se envolver com diversos aspectos da rebeldia estilizada do punk.

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