Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
O ensino de História indígena e o tempo presente: algumas Demandas da Lei 11.645/2008 pensadas a partir de livros didáticos de História (2000-2012)
Kerollainy Rosa Schütz

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


Este trabalho tem por objetivo perceber como a temática indígena é abordada em quatro coleções de livros didáticos produzidos em contextos diferentes. Um dos pontos de partida desta pesquisa, compreendido enquanto um marco importante para o ensino de história, é a lei 11.645 instituída no ano de 2008, pois torna obrigatório o ensino de história(s) e cultura(s) indígena(s) nas instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Desse modo, as reflexões serão suscitadas por duas coleções anteriores à lei, História Temática (2000) e História e Vida Integrada (2001), e duas coleções posteriores à sua homologação, Vontade de Saber História (2012) e Jornadas.hist (2012), buscando-se perceber, primeiro, como os livros didáticos levam seus leitores a perceber os sujeitos indígenas e, segundo, se existem rupturas e permanências nos casos analisados. A pesquisa parte de imagens e sua relação com as legendas, textos e atividades. Assim, serão refletidos especificamente alguns conteúdos dos livros que abordam (ou não) a presença indígena no tempo presente, e em que medida essa abordagem é feita, tendo como aporte teórico autores que visam a valorização e o protagonismo indígena nos processos históricos.

 


Texto completo: PDF