Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Bricolagem entre o prescrito e o efetivado: cultura escolar das classes experimentais do Instituto Narciso Pieroni de Socorro (1959-1962)
Letícia Vieira

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


As Classes Experimentais Secundárias constituíram-se como experiências onde deveriam ser colocadas em prática as inovações pedagógicas pretendidas para o Ensino Secundário brasileiro nos anos 1950. Não enquadradas nas formas convencionais previstas na legislação em vigor, buscavam, através de novos ensaios de organizações curriculares e práticas pedagógicas, soluções para as demandas deste nível de ensino. Dentre as instituições que aderiram ao projeto estava o Instituto Narciso Pieroni, cujas experiências ficaram conhecidas por “Classes Experimentais de Socorro”. Estas, que foram iniciadas em 1959, apropriaram-se da matriz pedagógica advinda das Classes Nouvelles e vieram a se tornar, por sua apropriação pelos Ginásios Vocacionais, a experiência mais conhecida no Estado de São Paulo. O recorte temporal deste estudo inicia-se em 1959, quando autoriza-se via portaria ministerial o funcionamento das primeiras CES, e finaliza-se em 1962, ano em que se encerra a experiência analisada. O recorte espacial, por sua vez, limita-se ao Estado de São Paulo, onde a experiência em foco encontrava-se instalada. Para realização desta investigação analisou-se fontes do acervo pessoal de Maria Nilde Mascellani, educadora ligada às classes em Socorro, bem como entrevistas com educadores e alunos da experiência. Atribuindo foco à cultura escolar destas e às suas apropriações da matriz das Classes Nouvelles, esta investigação se apoia nas noções de apropriação (R. Chartier), campo (P. Bourdieu), estratégia e tática (M. Certeau) e cultura escolar (Viñao Frago). Frisa-se, por fim, que apesar de o Ensino Médio brasileiro ter sido, recentemente, alvo de reformulações fortemente criticadas, as quais, em geral, orientaram-se por modelos internacionais de educação, não tem sido dada a devida atenção às experiências exitosas que foram aqui realizadas e que poderiam, possivelmente, apresentar respostas satisfatórias às demandas do atual Ensino Médio.

 


Texto completo: PDF