Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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O ensino de História na educação técnica e profissional: desafios e perspectivas.
Maria Gisele Peres

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios do ensino de História neste momento de intervenção na organização do Ensino Médio no Brasil, imposta a partir de Medida Provisória 746/16. Para isso a proposta é percorrer dois caminhos de reflexão que se entrecruzam: os sentidos e os limites desta reforma para o Ensino Médio regular e as possíveis implicações neste campo do saber na Educação Profissional ofertada pelos Institutos Federais de Educação. Tal proposta nasce das inquietações vividas pela autora no dia a dia da prática docente, atuando especialmente nas turmas de Ensino Médio integrado a educação profissional.Em tempos de intensas mudanças e rápido desmonte do Estado brasileiro é difícil avaliar quais serão de fato as consequências desta reforma. Todavia, em que pesem as dificuldades em analisar este tempo presente no qual todos os dias novas notícias de perda de direitos e ataques diretos à democracia vêm ocorrendo, é possível inferir que o simples fato da reforma no Ensino Médio ter sido imposta por meio de medida provisória, sem a preocupação em ouvir os profissionais da educação e os estudantes, já indica que esta não responderá aos anseios dos sujeitos que serão diretamente atingidos por ela. Nesse processo, as Ciências Humanas se tornam um campo do conhecimento que vai sendo desvalorizado, visto que geralmente não fornece ao capitalismo “produtos ou serviços” que atendam a seus interesses. Assim, ao propor refletir sobre o ensino de História no Ensino Médio o que temos pela frente são incertezas, uma vez que este componente curricular deixou de ser obrigatório. Frente a essa terrível realidade, cabe indagar: qual o lugar da História neste tempo de golpes cotidianos? Qual sua importância na formação escolar dos discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio? Essas são questões necessárias que devem ser feitas para enfrentar os desafios presentes e auxiliar na construção de perspectivas para o futuro desta disciplina.


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