Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Adolescência/juventude nas páginas da Revista Brasileira de estudos pedagógicos: ensino secundário brasileiro em foco (1952 – 1959)
Juliana Topanotti dos Santos de Mello

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


O objetivo central deste trabalho será identificar e analisar o discurso presente na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos acerca de adolescência/juventude, bem como acerca do modelo de escola secundária mais adequado para esses/essas estudantes brasileiros/as. Este artigo centrará o olhar na década de 1950, pois é neste período que a renovação do Ensino Secundário e a mudança na concepção de estudante secundarista iniciaram no Brasil. E é em 1952 que tem início a gestão de Anísio Teixeira, um dos importantes Pioneiros Escolanovistas, no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), órgão responsável pela publicação em tela. Para Foucault os discursos são produzidos nos diferentes grupos sociais ao mesmo tempo em que tais discursos são controlados, selecionados, organizados e redistribuídos por uma série de procedimentos. Estes procedimentos de controle dos discursos possuem a função de verificar os poderes e perigos discursivos. Para Chartier a produção, circulação e apropriação de bens culturais geram práticas nos diversos agrupamentos sociais. Os discursos presentes da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos serão compreendidos na disputa pela liderança no campo educacional, pois antagonizavam com os discursos proferidos pelos educadores católicos. A Lei Orgânica do Ensino Secundário pensada e posta em marcha tendo como principal agente um líder do grupo dos católicos, preconizava um ensino secundário propedêutico e enciclopédico. Como alternativa o grupo dos Pioneiros pensavam e colocavam em prática as Classes Secundárias Experimentais. Quais as características dos adolescentes/jovens que passaram a ser vistas e como modificaram a forma de pensar as escolas secundárias serão as duas questões centrais desse artigo.

 


Texto completo: PDF