Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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As Reformas do Ensino Comercial Brasileiro: Uma Análise de Escolas Comerciais de Porto Alegre/RS (1909-1982)
Eduardo Cristiano Hass da Silva

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Dentre as modalidades do ensino técnico brasileiro, o ensino comercial pode ser destacado como um dos que mais sofreu transformações a partir de decretos por parte do Estado. A oficialização desta habilitação de ensino se dá com o Decreto nº 1.339, de 1905, que reconhece como oficial os diplomas fornecidos pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro. No ano de 1926 é assinado Decreto nº 17.329, que reconhece os cursos comerciais de caráter geral, superior e de especialização. Durante a Era Vargas (1930-1945) (DINIZ, 1999), duas reformas atingem diretamente esta modalidade de ensino, sendo a Reforma Francisco Campos, de 1931 e as Leis Orgânicas do Ensino Comercial de 1943. Após não sofrer alterações com a Lei de Diretrizes e Bases de 1961, a Reforma do Ensino de 1971 faz do Ensino Comercial uma habilitação do Ensino de segundo grau. Como essas diferentes reformas atingiram as Escolas Comerciais? Como as instituições adequaram-se a tantas mudanças? Como as reformas modificaram a formação de contadores/contabilistas? São estes questionamentos que guiam o presente estudo, que analisa especificamente instituições comerciais da cidade de Porto Alegre/RS, entre os anos de 1909-1982. O referencial teórico empregado está ligado à História Cultural e à História da Educação e Cultura Escolar. Dentre os teóricos da História Cultural, destacam-se Burke (2005), Chartier (2002), e Ginzburg (1989) e, dentre os referenciais da História da Educação e Cultura Escolar, utiliza-se Julia (2001), Viñao Frago (1995), Nosella e Buffa (2009) e Stephanou e Bastos (2005). Os documentos são diversos, sendo escritos, iconográficos e orais (RICOEUR, 2007), analisados a partir de metodologias específicas: análise de periódicos (LUCA, 2005), História Oral (ALBERTI, 2004; GRAZZIOTIN, ALMEIDA, 2012), análise de Imagens (MAUAD, 1996), entre outros. Os resultados mostram as particularidades de adaptação de cada instituição e, fazem parte da dissertação de mestrado defendida pelo autor.


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