Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Identidade e diferença nas canções "canto das três raças" e "etnia". Uma análise comparativa
Sandro José Celeste

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa das Canções "Canto das Três Raças" (1976) composta por Mauro Duarte de Oliveira e Paulo Cesar Pinheiro e gravada por Clara Nunes e “Etnia” (1996) composta e gravada por Chico Science e Nação Zumbi sobre a perspectiva da discussão sobre identidade/diferença com base nos capítulos “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual” de Kathryn Woodwart e “A produção social da identidade e da diferença” de Tomaz Tadeu da Silva, ambos capítulos do Livro “Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais” escrito e organizado por Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Kathryn Woodward. A partir dessas leituras sobre identidade e diferença, sob a perspectiva contemporânea nos estudos da sociedade e da cultura, apresentar uma análise comparativa das duas Canções, que apresentam olhares diferentes sobre o negro, o índio e o branco.Enquanto que a Canção “Canto das Três Raças” apresenta uma vertente mais essencialista, onde há um conjunto de características comuns a todos os sujeitos que compartilham determinada identidade (negros, índios e brancos), a Canção “Etnia” possui uma vertente não essencialista, cuja, focaliza as características comuns e diferenças nas formas pelas quais a definição de identidade tem mudado e deslocado ao longo do tempo, ou seja, é uma identidade móvel, fluida e hibrida.


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