Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Projeto memória PIBID História UFRJ: “narrativas de si”, formação docente e ensino de História
Viviane Grace Costa, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana Oliveira Amorim

Última alteração: 2017-10-28

Resumo


Esse trabalho apresenta-se como um dos caminhos investigativos da pesquisa “Tempo Presente no Ensino de História, Historiografia, Cultura e Didática em diferentes contextos curriculares”, coordenada pela Dr.ª Ana M. Monteiro, vinculado ao LEPEH - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História, UFRJ. A proposta aqui apresentada busca relacionar: a) as “narrativas de si” (Delory-Momberger, 2012; Amorim e Monteiro, 2015) de licenciandos e professores de História, b) seus processos de formação inicial e continuada e c) o ensino de História no tempo presente. A partir da “Palestra/Oficina Projeto Memória PIBID UFRJ: ‘Narrativas de si’ no ensino de História”, realizada em 24/05/2017, no IH/UFRJ, no âmbito das atividades do PIBID de História da UFRJ, iniciamos o processo de escuta e troca de vivências com professores da educação básica, licenciandos de História da UFRJ e professores formadores da Educação e da História, da mesma instituição, a partir dos quais foi possível trabalhar e compartilhar histórias de vida e produzir narrativas sobre os percursos formativos, sobre as práticas docentes e sobre as relações com a profissão e com as escolas. O objetivo da atividade foi dar início à inscrição da história de vida dos atores envolvidos em uma dinâmica prospectiva, buscando a produção de projetos pessoais como linhas de fuga aos padrões estabelecidos. A partir de Nóvoa (2016), Gauthier (1998) e Monteiro (2015, 2016) argumentamos: a profissão docente é um “oficio sem saberes” ou é um “oficio feito de saberes”? Como as “narrativas de si” podem nos ajudar a responder essa questão? Como esses sujeitos se constituem professores? Que percursos pessoais e profissionais trilharam e quais os sentidos de ensino de História podem ser produzidos? Buscamos, com essas questões, afirmar a potencialidade da relação entre as “narrativas de si”, a formação docente e o ensino de História no tempo presente.


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