Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Narrativas visuais de moda: A composição de “looks” como forma de expressão ou divulgação do consumo na web
Patrícia Carla Mucelin

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


A tese em andamento para o doutorado em história investiga o processo de ascensão das blogueiras brasileiras Camila Coelho, Camila Coutinho, Lala Rudge, Thássia Naves e Helena Bordon que atingiram sucesso no campo da moda, especialmente a partir da publicação da edição de julho de 2013 da revista Glamour, em que elas apareceram na capa e no conteúdo da edição. As cinco blogueiras escreveram e produziram material fotográfico e audiovisual sobre moda e beleza, e adquiriram um status de produtoras no campo da moda, apesar de não serem, todas elas, profissionais formadas nesta área específica. Seus blogs alcançaram sucesso, principalmente devido ao grande número de seguidores e leitores; o que atraiu a atenção de grandes marcas e grifes que contataram as blogueiras em busca de parcerias, investindo e valorizando seu trabalho em busca de divulgação de seus produtos. As blogueiras teceram relações intermediárias com consumidores e com empresas diversas ao divulgarem através de anúncios muitas vezes velados no conteúdo dos seus blogs, um estilo de vida que se sustenta no consumo das roupas “certas” e procurando manter a atualização constante desse consumo. Esse consumo diz respeito, em todos os cinco blogs estudados ao vestir-se como uma maneira de evidenciar um status que demonstra o conhecimento dessas mulheres em moda. Por sua vez, “uma característica da sociedade globalizada do século XXI é que a capacidade de criação costuma ser capturada pelos tentáculos do mercado, que atiçam como nunca essas forças vitais e, ao mesmo tempo, não cessam de transformá-las em mercadorias” (SIBILIA, 2016, p. 17). Assim os blogs criam estratégias de poder, desencadeando um consumo no sentido amplo, de modelo de vida, pois as blogueiras se utilizam da moda como símbolo de prestígio social, bem como corroboram para o fortalecimento da cultura de consumo.

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