Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
S.O.B. quase 130 anos que não entraram na escola Ensino de história e cultura afro-brasileira no tempo presente
Fernanda Lucas Santiago

Última alteração: 2017-10-19

Resumo


Em maio de 2018 a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio (SOB) irá completar 130 anos de fundação, mas ainda sua História não foi inclusa nos currículos escolares de Curitiba. Poucas escolas e professores trabalham com o Ensino da História e Cultura Afrobrasileira. Menos ainda são os que tentam trabalhar essa temática dentro do contexto local, situando a presença negra nos acontecimentos históricos. Geralmente essa temática é trabalhada com exemplos distantes da realidade dos alunos. Nesse sentido a História da SOB serve para desconstruir a visão única da História mítica de fundação europeia de Curitiba. Quantos curitibanos passaram pela escola sem nunca ter ouvido falar da História da Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio de Curitiba? Essa perspectiva mítica gera diversos problemas como a falta de conhecimento sobre a História e Cultura negra, preconceito racial, baixo autoestima dos alunos negros que muitas vezes não se reconhecem como tal. O estudo de clubes sociais negros tem demonstrado grande riqueza em termos de protagonismo, os pesquisadores têm buscado trazer à tona a história do escravizado a partir de suas ações, assim como a do liberto e seus descendentes. Mas, ainda carecemos de pesquisadores dotados de preocupação pedagógica com a difusão de suas pesquisas. É necessário a produção de materiais didáticos com linguagem acessível para crianças e adolescentes. Em quase 130 anos de História da SOB, diversas gerações de sócios/as se sucederam, muitas transformações aconteceram no perfil dos/as sócios/as, suas expectativas, seus projetos etc. Todos esses aspectos devem ser levados em conta no estudo da História do tempo presente de Curitiba, a perspectiva da população negra sobre suas experiências devem ser incluídos em todos os níveis do ensino.


Texto completo: PDF