Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino

Última alteração: 2021-07-24

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o relato de algumas experiências do PIBID Pedagogia – Anos Iniciais/UFMG ocorridas nos anos de 2018 e 2019 em turmas de 1o ano e 2o ano do ensino fundamental de duas escolas públicas (municipal e estadual) de Belo Horizonte. Em se tratando de turmas no início do processo de alfabetização nossas ações buscaram integrar a alfabetização e letramento por meio de três situações didáticas que eram planejadas e executadas semanalmente nas escolas, a saber: A hora da história, A Hora do Jogo e as Sequências Didáticas, que em sua maior parte incorporavam as duas ações anteriores. Por meio desse trabalho foi possível perceber o desenvolvimento profissional da equipe do PIBID no que concerne ao planejamento e desenvolvimento de atividades integradas aos contextos de aprendizagem e com objetivos bem delineados tendo em vista o desenvolvimento de habilidades de alfabetização e letramento necessárias e específicas para cada uma das turmas atendidas. Ademais, ao final do trabalho foi identificado o avanço das crianças no que diz respeito a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e ainda no envolvimento e desejo pela leitura.


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