Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Última alteração: 2021-07-27

Resumo


O Programa SOMA do governo estadual da Paraíba, refere-se a um pacto pela aprendizagem, objetivando melhorar os indicadores da rede pública de ensino e promover a educação na idade certa, ancorados nas metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e do Estado da Paraíba. O programa estimula ações com a finalidade de qualificar os profissionais atuantes no ciclo de alfabetização da educação básica, vislumbrando o letramento numa perspectiva interdisciplinar, como forma de garantir os Direitos de Aprendizagem. Para tanto, nas formações de língua portuguesa, deu-se ênfase ao trabalho com gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse trabalho orientado, por documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). O presente escrito objetiva acompanhar as práticas com gêneros textuais em relatos produzidos por professores do 3º ano, participantes da formação SOMA na Paraíba no ano de 2018, com o intuito de levantar quais gêneros textuais foram mais trabalhados e os quais de fato, foram incorporados no dia a dia da sala de aula. Metodologicamente, adotamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista, e como instrumento de pesquisa os relatos contidos na base de dados do SOMA/PB, dispostos no Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática / NEALIM – UFPB do ano de 2018. Verificamos através da fala dos professores participantes, que as práticas orientadas são postas aos nossos educandos e a prova disto, são as experiências exitosas, que incorporam os gêneros textuais/discursivos no dia a dia da sala de aula, numa busca de alfabetizar letrando.


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