Desenvolvimento Curricular
					
			
				| A cultura corporal de movimento no documento curricular para a educação física da rede de ensino do estado do Mato Grosso (2010) | PDF | 
			
				| Christiane Caetano Martins Fernandes,											Fabiany de Cássia Tavares Silva |  | 
			
					
			
				| A diferenciação curricular no mapa das políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal | PDF | 
			
				| Cléia Demétrio Pereira,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes,											José Augusto Brito Pacheco |  | 
			
					
			
				| A função da escola na educação básica em documentos curriculares nacionais (1998 a 2017) | PDF | 
			
				| Yolanda Leticia Toguia da Silva |  | 
			
					
			
				| A implantação do novo currículo no curso de licenciatura em geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC | PDF | 
			
				| Carolina Araujo Michielin,											Amábili Fraga,											Rosa E. M. W. Martins |  | 
			
					
			
				| A literatura no currículo de formação de professores | PDF | 
			
				| Jilvania Lima dos Santos Bazzo,											Lilane Maria de Moura Chagas |  | 
			
					
			
				| A Permanência no Ensino Superior: A Colaboração das Políticas Públicas Para a Permanência dos Alunos Cotistas Através da Matriz Curricular | PDF | 
			
				| Paulino de Jesus Francisco Cardoso,											Daniela Rieg,											João Victor Jung Doneda,											Morôni Nunes Fernandes,											Lourdes D. F. Breternitz |  | 
			
					
			
				| A Proposta Curricular da Educação Básica de Santa Catarina: apontamentos críticos sobre o currículo. | PDF | 
			
				| Maria Helena Tomaz,											Isabel Maria da Torre Carvalho Viana,											Lourival José Martins Filho |  | 
			
					
			
				| A Questão de Direitos Humanos nos Cursos de Licenciatura em Química do Estado de Santa Catarina | PDF | 
			
				| Lucas H. Lange,											Fabíola C. Viel,											Maria da Graça M. B Martin |  | 
			
					
			
				| Análise da Lei 13.415: A “reforma” do Ensino Médio | PDF | 
			
				| Lucas Gonzaga Coelho,											Angel Albano |  | 
			
					
			
				| As contribuições do observatório de educação das relações étnico-raciais para a educação básica de Santa Catarina | PDF | 
			
				| Renata Schlickmann,											Lourival José Martins Filho,											Paulino de Jesus Francisco Cardoso |  | 
			
					
			
				| Avaliação em Larga Escala: o que dizem as produções acadêmicas | PDF | 
			
				| Adriene Bolzan Duarte Antunes,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| Avaliações em larga escala e Educação Especial: por onde caminham as pesquisas? | PDF | 
			
				| Marília Segabinazzi |  | 
			
					
			
				| BNCC e o ensino da compreensão de leitura – uma análise para os anos iniciais do Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Juliane Dutra da Rosa Silvano,											Nathália Andregtoni,											Dalva Maria Alves Godoy |  | 
			
					
			
				| Currículo e processos educativos da EJA: a importância de pensar a formação docente e suas especificidades | PDF | 
			
				| Perla Cristiane Enviy,											Khaled Omar Mohamad El Tassa |  | 
			
					
			
				| Currículo na Educação Infantil construído em diálogo com as diferentes minúcias da vida cotidiana | PDF | 
			
				| Altino José Martins Filho |  | 
			
					
			
				| Desafio do ensino da leitura como prática social e facilitadora no processo de alfabetização | PDF | 
			
				| Nakita Ani Guckert Marquez,											Robson de Souza Rosa,											Dalva Maria Alves Godoy |  | 
			
					
			
				| Diálogos entre os currículos de educação de jovens e adultos e seus/as alunos/as | PDF | 
			
				| Roberta Avoglio Alves Oliveira |  | 
			
					
			
				| Diferenciação curricular na Educação Especial: políticas brasileiras e práticas curriculares no Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Yasmin Ramos Pires,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| Diversidade cultural catarinense e formação de professores(as): um debate necessário. | PDF | 
			
				| Elisa de São Thiago Cunha,											Evita Alicia Gomes Silveira,											Lourival José Martins Filho |  | 
			
					
			
				| Do processo de desenvolvimento do currículo no ensino superior à prática profissional: uma proposta de metodologia para análise de cursos de engenharia em três universidades brasileiras | PDF | 
			
				| João de Azevedo,											Maria Palmira Carlos Alves,											Elisa Henning |  | 
			
					
			
				| Educação Bilíngue (Libras/Português): entrelace entre língua política e pedagogia | PDF | 
			
				| Eliana Bär |  | 
			
					
			
				| Educação de Jovens e Adultos: encontros e confrontos entre currículo e a prática pedagógica | PDF | 
			
				| Adriana Aparecida Antoniacomi,											Eloisa Helena Mello,											Patrícia Lucia Vosgrau de Freitas,											Perla Cristiane Enviy |  | 
			
					
			
				| Ensino colaborativo/coensino/bidocência na educação inclusiva: dos documentos legais ao contexto da prática | PDF | 
			
				| Sandy Varela de Christo,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| Escola “sem” Partido: refletindo o conteúdo curricular | PDF | 
			
				| Angel Albano,											Lucas Gonzaga Coelho,											Larissa Corrêa Firmino |  | 
			
					
			
				| Escrita reflexiva na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: experiências e desafios no campo de estágio | PDF | 
			
				| Alexsandra de Souza Münich,											Simone Ballmann de Campos,											Wanderléa P. Damásio Maurício |  | 
			
					
			
				| Espelho, espelho meu: quem sou eu? | PDF | 
			
				| Amanda Cristina Alves de Souza,											Paloma Israel da Cunha,											Bruna Tartas,											Elisa Teixeira,											Jordelina Beatriz Anacleto Voos |  | 
			
					
			
				| Estágio na Educação Infantil: tecendo algumas reflexões sobre as experiências vivenciadas com bebês | PDF | 
			
				| Alexsandra de Souza Münich,											Geovanna dos Passos,											Josiane Castro |  | 
			
					
			
				| Extensão, currículo e formação acadêmica. | PDF | 
			
				| Alfredo Balduíno Santos,											Ana Maria Costa e Silva,											Fábio Napoleão |  | 
			
					
			
				| Hastag Fora Bullying: desenvolvimentos para além do currículo escolar. | PDF | 
			
				| Pamela Cristina dos Santos |  | 
			
					
			
				| Inovação Curricular: para uma Prática Intercultural e Includente | PDF | 
			
				| Adriana Campani,											José Carlos Morgado |  | 
			
					
			
				| Letramento literário e imaginação poética: uma proposta para a sala de aula | PDF | 
			
				| Maria Juliana de Macêdo Silva,											Verônica Maria de Araújo Pontes |  | 
			
					
			
				| Marco curricular e Educação Infantil: primeiras aproximações | PDF | 
			
				| Márcio Issler,											Katiucia de Oliveira Peres,											Ieda Maria Kleinert Casagrande |  | 
			
					
			
				| Narrativas, história das mulheres e saber histórico escolar | PDF | 
			
				| Jane Bittencourt,											Viviane Silva Moreira |  | 
			
					
			
				| O currículo na perspectiva neoliberal de estado | PDF | 
			
				| Amarildo Inácio dos Santos,											Gicele Maria Cervi |  | 
			
					
			
				| O espaço escolar como laboratório de criação e aprendizagem | PDF | 
			
				| Franklim Rodrigues de Sousa,											Marisa de Andrade Costa |  | 
			
					
			
				| O INEP E A REFORMA GERENCIAL NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO: Um balanço da literatura | PDF | 
			
				| Thiago de Jesus Esteves,											José dos Santos Souza |  | 
			
					
			
				| O mapa dos concursos públicos em dez redes municipais de ensino: o perfil profissional do professor de Educação Especial após a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | PDF | 
			
				| Marilene Faria Büttenbender,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| O lugar da educação integral no Curso Técnico em Agroindústria do IFES - Campus Venda Nova do Imigrante | PDF | 
			
				| Jonadable Alves Palmeira,											Rodrigo da Costa Caetano,											Suzana Grimaldi Machado |  | 
			
					
			
				| O PIBID GEOGRAFIA NA UDESC: Contribuições para formação de professores | PDF | 
			
				| Larissa Anjos Santos,											Rosa Elisabete M. W. Martins |  | 
			
					
			
				| Organização curricular na educação infantil: o cotidiano e a rotina como experiências pedagógica | PDF | 
			
				| Andreia Mendes dos Santos,											Síntia Lúcia Faé Ebert |  | 
			
					
			
				| Percepção do estudante universitário acerca da importância da Didática para a práxis pedagógica do professor | PDF | 
			
				| Guilherme Mendes Tomaz dos Santos,											Marcos Manoel da Silva |  | 
			
					
			
				| Política curricular em pauta: na urgência e necessidade o que fica de fora? | PDF | 
			
				| Ana Paula Batalha Ramos |  | 
			
					
			
				| Políticas de conhecimento para o ensino médio | PDF | 
			
				| Aline Rabelo Marques,											Fabiany de Cássia Tavares Silva |  | 
			
					
			
				| Políticas Educacionais e a Curricularização da Extensão Universitária | PDF | 
			
				| Alfredo Balduíno Santos,											Maria Helena Tomaz |  | 
			
					
			
				| Políticas educacionais e o ensino de música no currículo da rede municipal de Lages, Santa Catarina, Brasil | PDF | 
			
				| José Rodrigo Santos Velho,											Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo |  | 
			
					
			
				| PROGRAMA MANHÃS - ALFABETIZAÇÃO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Universidade e a Educação Básica em debate | PDF | 
			
				| Lourival José Martins Filho,											Paulino de Jesus Francisco Cardoso,											Mariana Vitória da Silva Penha,											Stefani Verônica Zanetti,											Renata Schlickmann |  | 
			
					
			
				| Diferença no currículo e desenvolvimento curricular | PDF | 
			
				| Amarildo Inácio dos Santos,											Gicele Maria Cervi |  | 
			
					
			
				| Projeto observatório de educação das relações étnico-raciais do NEAB/UDESC: análise do projeto político pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Águas Mornas - SC | PDF | 
			
				| Paulino de Jesus Francisco Cardoso,											Mariana Probst Luiz,											Renata Schlickmann,											Tamna Amandio |  | 
			
					
			
				| Sentidos de tempo e de escrita escolar em práticas de docentes da Educação Básica | PDF | 
			
				| Maria Aparecida Lima dos Santos |  | 
			
					
			
				| Uma proposta de reorganização curricular na escola de Ensino Fundamental: a metodologia de pesquisa como proposta de aprender, ensinar, conhecer. | PDF | 
			
				| Mônica Wendhausen,											Sônia Melo,											Silvio Weiss |  | 
			
					
			
				| Um mapeamento de teses e dissertações brasileiras no campo dos estudos curriculares no ensino superior: 2001 a 2016 | PDF | 
			
				| Paulo Roberto Teixeira Junior |  | 
			
		
					
					Educação Matemática
					
			
				| A Construção de embalagens geométricas mediada pela aprendizagem baseada em projetos | PDF | 
			
				| Daniella Beatris Lele,											Marcos Manoel da Silva,											Vilson Hermes Schröreder,											Carolina Soares Bueno |  | 
			
					
			
				| A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: alguns apontamentos | PDF | 
			
				| Kemeli Müller Ristau,											Regina Helena Munhoz |  | 
			
					
			
				| A matemática como ferramenta no ensino de geometria molecular para os terceiros anos do Ensino Médio | PDF | 
			
				| Andrieli Dambrós,											Fabíola Correa Viel |  | 
			
					
			
				| Analfabetismo funcional: uma análise das estatísticas públicas e o ensino da matemática através dos jogos | PDF | 
			
				| Claudimara da Silva Pfiffer,											Raquel Furlanetto |  | 
			
					
			
				| Aspectos do ensino da divisibilidade na Licenciatura em Matemática: um olhar voltado ao conhecimento matemático para o ensino | PDF | 
			
				| Marnei Luis Mandler,											Maria Alexandra Oliveira Gomes,											Aruana do Amaral,											Luciane Mulazani dos Santos |  | 
			
					
			
				| Cálculo Diferencial e Integral I: análise dos indicadores de desempenho na Educação Superior | PDF | 
			
				| Guilherme Mendes Tomaz dos Santos,											Marcos Manoel da Silva |  | 
			
					
			
				| Como alunos concluintes da Licenciatura em Matemática compreendem o ensino | PDF | 
			
				| Elizabete Volkman,											Ana Lúcia Pereira,											Gabriele Granada Veleda |  | 
			
					
			
				| Construção de sólidos geométricos com sabão de barra: uma proposta interdisciplinar entre Química e Matemática. | PDF | 
			
				| Lilyane Gonzaga Figueiredo,											Admildo Costa de Freitas |  | 
			
					
			
				| Ensino da Matemática para cegos na educação superior - Relato de experiência | PDF | 
			
				| Vanessa Soares Sandrini Garcia |  | 
			
					
			
				| Espaços não formais de educação: experiência com jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica no ensino da matemática | PDF | 
			
				| Françoise Danielli,											Kamyla Thais Dias de Freitas,											Fernando Luiz Cardoso |  | 
			
					
			
				| Exercitando a criatividade em Cálculo Diferencial e Integral | PDF | 
			
				| Eliane Bihuna de Azevedo,											Elisandra Bar de Figueiredo,											Pedro Manuel Baptista Palhares |  | 
			
					
			
				| Experimentação abstrata com crianças | PDF | 
			
				| Mônica Maria Kerscher,											Cláudia Regina Flores |  | 
			
					
			
				| Formação Matemática do Professor dos Anos Iniciais: Considerações legais | PDF | 
			
				| Mateus de Souza Coelho Filho,											Evandro Luiz Ghedin |  | 
			
					
			
				| Livro sensorial: uma proposta lúdica para o ensino de matemática na educação infantil | PDF | 
			
				| Nicolle Pettenon,											Ivanete Zuchi Siple,											Marnei Luis Mandler,											Tatiana Comiotto |  | 
			
					
			
				| Matemática e metodologias: uma experiência de ensino | PDF | 
			
				| Helen Tailane Mudrak,											Kemeli Müller Ristau,											Silvia Teresinha Frizzarini |  | 
			
					
			
				| Modelagem Matemática para a inserção de tecnologias digitais no ensino, será? | PDF | 
			
				| Rhômulo Oliveira Menezes |  | 
			
					
			
				| O erro na perspectiva da didática da matemática | PDF | 
			
				| Wellington Evangelista Duarte,											Rhômulo Oliveira Menezes |  | 
			
					
			
				| O levantamento dos problemas em Modelagem Matemática: um olhar para as ações dos alunos do Ensino Fundamental II | PDF | 
			
				| Gabriele Granada Veleda,											Juarês Jocoski |  | 
			
					
			
				| Obstáculos didáticos no ensino de matemática | PDF | 
			
				| Wellington Evangelista Duarte,											Rhômulo Oliveira Menezes |  | 
			
					
			
				| Obstáculos epistemológicos no ensino de matemática | PDF | 
			
				| Wellington Evangelista Duarte |  | 
			
					
			
				| Playground da Matemática: brincando com a matemática na educação infantil | PDF | 
			
				| Joyce Elisama Finamor,											Nicolle Pettenon,											Ivanete Zuchi Siple,											Marnei Luis Mandler,											Tatiana Comiotto,											Adriano Luiz dos Santos Né,											Silvia Teresinha Frizzarini |  | 
			
					
			
				| Programa de Monitoria em Matemática: percepções dos estudantes em relação aos impactos da monitoria em sua aprendizagem | PDF | 
			
				| Lilyane Gonzaga Figueiredo,											Suzana Grimaldi Machado |  | 
			
					
			
				| Reflexões sobre a formação matemática do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Mateus de Souza Coelho Filho,											Evandro Luiz Ghedin |  | 
			
					
			
				| Trilhando na Ilha da Magia: do Homem do Sambaqui à Etnomatemática | PDF | 
			
				| Jeanice Back Andrade,											Edilene Monteiro,											Renata Cristine Conceição |  | 
			
					
			
				| Utilização do software Kahoot no ensino da Matemática: um relato de experiência | PDF | 
			
				| Carlos André de Melo,											Jorge Luiz de Souza,											Kamyla Thais Dias de Freitas,											Fernando Luiz Cardoso |  | 
			
		
					
					Tecnologia Educacional
					
			
				| A escola e seus objetos: reflexões sobre cultura material escolar | PDF | 
			
				| Ana Paula de Souza Kinchescki,											Gustavo Rugoni de Sousa |  | 
			
					
			
				| A gamificação no âmbito da Educação Matemática | PDF | 
			
				| Thaís Cristine Andreetti,											Sidnéia Valero Egido,											Luciane Mulazani dos Santos |  | 
			
					
			
				| A Repercussão dos Cursos de Robótica para os alunos do curso de Licenciatura em Física. | PDF | 
			
				| Bruna Tabatha Cussô Caetano,											Gabriel Abatti |  | 
			
					
			
				| A percepção dos estudantes dos anos iniciais sobre a motivação proporcionada pelos jogos cognitivos digitais no contexto escolar | PDF | 
			
				| Aline Rocha,											Daniela Karine Ramos |  | 
			
					
			
				| A Robótica como Perspectiva de Ensino e Pesquisa para os Alunos do Curso de Licenciatura em Física | PDF | 
			
				| Bruna Tabatha Cussô Caetano,											Gabriel Abatti |  | 
			
					
			
				| A subjetividade da autoria docente online: contingências das implicações tácitas e explícitas do conhecimento. | PDF | 
			
				| Jasete Maria da Silva Pereira,											Anamelea de Campos Pinto |  | 
			
					
			
				| Abordagens educacionais sobre Crimes Virtuais: relato de um estudo de caso | PDF | 
			
				| Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| Abordagens tecnológicas contemporâneas no ensino de geografia | PDF | 
			
				| Gabrielle Luana Rosinski,											Larissa Anjos Santos,											Lucas Gonzaga Coelho,											Rosa Martins |  | 
			
					
			
				| Aprendizagem escolar no ciberespaço: seguindo os rastros dos alunos à luz da Teoria Ator-Rede | PDF | 
			
				| Diane Schlieck,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| Uma nova forma de pensar a autonomia de estudantes com as tecnologias midiáticas atuais. | PDF | 
			
				| Marisa de Andrade Costa,											Franklim Rodrigues de Sousa |  | 
			
					
			
				| As tecnologias educacionais nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio - PCNEM | PDF | 
			
				| Maria Francileide de Oliveira Trajano,											Katiane Almeida de Sousa,											Verônica Maria de Araújo Pontes,											Guilherme Paiva de Carvalho Martins |  | 
			
					
			
				| Cinema e Educomunicação na escola: uma proposta de construção de conhecimento compartilhado | PDF | 
			
				| Bruna Donato Reche,											Monalisa Pivetta da Silva,											Wanessa Matos Vieira |  | 
			
					
			
				| Cartografia: seguindo os rastros de alunos na criação colaborativa de jogos digitais | PDF | 
			
				| Isabela Santos da Silva Oliveira,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| Como me vejo? Como meu colega me vê? Uma proposta de Metodologia de Episódios de Aprendizagem Situados | PDF | 
			
				| Fernanda Lino |  | 
			
					
			
				| Comunidades de Prática na Educação Superior a Distância: perspectivas de pesquisa sobre o e-learning design colaborativo | PDF | 
			
				| Carmen Maria Cipriani Pandini,											António José Meneses Osório,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| Conhecendo o bairro e valorizando a sua cultura: uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais | PDF | 
			
				| Bethina Döth,											Marineusa Tillmann dos Santos |  | 
			
					
			
				| Crianças programando jogos: Scratch, pensamento computacional e Educação Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental | PDF | 
			
				| Sidnéia Valero Egido,											Thaís Cristine Andreetti,											Luciane Mulazani dos Santos |  | 
			
					
			
				| Educar para o empreendedorismo: projeto piloto “Educação Coempreendedor@” em escolas da rede do ensino básico do Estado do Rio Grande do Sul | PDF | 
			
				| Gladis Falavigna,											Bento Duarte da Silva |  | 
			
					
			
				| Educomunicador como agente de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola | PDF | 
			
				| Rafael Gué Martini,											Bento Duarte Silva,											Ademilde Silveira Sartori |  | 
			
					
			
				| Estágio na Educação Infantil: tecendo algumas reflexões sobre as experiências vivenciadas com bebês | PDF | 
			
				| Alexsandra de Souza Münich,											Geovanna dos Passos,											Josiane Castro |  | 
			
					
			
				| Família Ligada, Filhos Espertos: uma prática pedagógica com o uso dos dispositivos móveis | PDF | 
			
				| Bethina Döth,											Vanessa Zarling |  | 
			
					
			
				| Fotografia, um olhar diferente: uma prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais | PDF | 
			
				| Bethina Döth,											Maria Fernanda Marques Borges Teixeira |  | 
			
					
			
				| Geografar novos espaços na web: uma proposta de curso online via Plataforma Moodle | PDF | 
			
				| Camila Policastro Benatti,											Luiz Jayme de Souza Neto,											Ana Paula Nunes Chaves |  | 
			
					
			
				| iLibras em busca da acessibilidade comunicacional e inclusão do surdo no uso das tecnologias colaborativas móveis: uma revisão sistemática da literatura | PDF | 
			
				| Simone Erbs da Costa,											Fabíola Sucupira Ferreira Sell,											Carla Diacui Medeiros Berkenbrock |  | 
			
					
			
				| Inclusão e o uso das Tecnologias | PDF | 
			
				| Andréa Andriola Valim,											Gladis Falavigna |  | 
			
					
			
				| Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos no Ensino Básico | PDF | 
			
				| Fernanda Lino |  | 
			
					
			
				| Leitura de imagens a partir da Literatura Infantil | PDF | 
			
				| Fernanda Lino,											Roberta Fantin Schnell |  | 
			
					
			
				| Letramento digital: o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento | PDF | 
			
				| Aline Corrêa Pries,											Amanda Barazzetti,											Josiane Teixeira,											Geisa do Nascimento Hendel,											Jordelina Beatriz Anacleto Voos |  | 
			
					
			
				| Mecanismos de coordenação aplicados ao contexto de ensino móvel colaborativo | PDF | 
			
				| Anderson Prante,											Carla Diacui Medeiros Berkenbrock |  | 
			
					
			
				| O conceito de mediação pedagógica online no quadro legal do Sistema UAB | PDF | 
			
				| Lidiane Goedert,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| O uso da plataforma Khan Academy como ferramenta de ensino e de aprendizagem | PDF | 
			
				| Tiago Delpupo Mognhol,											Suzana Grimaldi Machado |  | 
			
					
			
				| O uso das mídias comunicacionais na sala de aula: “não posso perder o controle”. | PDF | 
			
				| Lhays Marinho da Conceição Ferreira |  | 
			
					
			
				| O uso do blog em uma prática pedagógica – controles, consumo, exposição e inventividades | PDF | 
			
				| Juliana de Favere,											Kathy Fabiana Scharf Maiochi,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes,											Ana Maria H. Preve |  | 
			
					
			
				| Os primeiros passos do Bombeiro de Santa Catarina na EaD | PDF | 
			
				| Anderson Medeiros Sarte,											Ana Paula Guilherme,											Carla de Araujo Ramacciotti Gomes,											Marinez Chiquetti Zambon,											Ivoneti da Silva Ramos |  | 
			
					
			
				| Patrimônio educativo na educação especial | PDF | 
			
				| Aldarlei Aderbal da Rosa,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| Perspectiva das atividades sobre robótica para estudantes do ensino fundamental de Joinville - SC | PDF | 
			
				| Aline Moraes Craveiro,											Douglas Ohf,											Gabriel Abatti,											Jonas Oscar Foyth,											Matheus Chiarelli Cristofolin |  | 
			
					
			
				| Pistas sobre os usos das tecnologias digitais no programa Ensino Médio Inovador | PDF | 
			
				| Eliana Scremin Menegaz,											Geovana Mendonça Lunardi Mendes |  | 
			
					
			
				| Poesia e tecnologia: uma parceria fecunda | PDF | 
			
				| Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira,											Eliane Santana Dias Debus,											Fernando José Fraga de Azevedo |  | 
			
					
			
				| Prevenção da violência contra a criança por meio de ferramentas educacionais | PDF | 
			
				| Tiago Francisco Andrade Diocesano,											Carla Diacui Medeiros Berkenbrock |  | 
			
					
			
				| Professores e Youtube: possibilidades e desafios para o ensino de História na era da cultura digital | PDF | 
			
				| Tales Hiroshi Medeiros Kamigouchi,											Martha Kaschny Borges |  | 
			
					
			
				| Proposta de formação de professores com foco na literacia digital | PDF | 
			
				| Dra. Elaine Jesus Alves,											Bento Duarte da Silva |  | 
			
					
			
				| Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de matemática para estudantes cegos. | PDF | 
			
				| Luis Fernando Ferreira de Araujo,											Rogério de Aguiar |  | 
			
					
			
				| Remix: experiência de uso do ambiente de programação Scratch em uma prática educomunicativa | PDF | 
			
				| Luciano Kercher Greis,											Kamyla Thais Dias de Freitas,											Fernando Luiz Cardoso |  | 
			
					
			
				| Sala de aula invertida: possibilidades de outras relações com o conhecimento na área de Biologia. | PDF | 
			
				| Ana Paula Batalha Ramos,											Rafael dos Anjos Mendes Tavares |  | 
			
					
			
				| Um olhar crítico pela cidade através das lentes do celular | PDF | 
			
				| Hilma Liana Soares Garcia da Silva,											Verônica Maria de Araújo Pontes |  | 
			
					
			
				| Utilização da robótica como instrumento motivacional para estudantes de engenharia elétrica | PDF | 
			
				| Aline Moraes Craveiro,											Andrei Koch,											Aureo Guilherme Dobrikopf,											Douglas Macedo Sgrott,											Jonas Oscar Foyth |  | 
			
					
			
				| Visualidade: potencialidade e desafio para a Educação Bilíngue para surdos | PDF | 
			
				| Eliana Bär |  | 
			
					
			
				| Voz, escuta e autoria narrativa: caminhos metodológicos para a produção da linguagem cinematográfica no contexto da viagem de formação inicial de professores | PDF | 
			
				| Roselete Fagundes de Aviz |  | 
			
					
			
				| Webcam e PIBID: relato de uma oficina de formação pedagógica | PDF | 
			
				| Jessiel Odilon Junglos,											Luiz Guilherme Augsburger,											Mirele Corrêa,											Gicele Maria Cervi |  | 
			
		
			
		
			 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2526-0758