Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, Anais do V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação

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A educação ambiental na educação infantil: a horta e suas contribuições
Aline de Assis Scherer, Lara Kristian Scherer, Carina Amorim de Souza, Suziane Maria Gesser, Fabio Marcelo Cuty da Silva

Última alteração: 2020-06-18

Resumo


Este estudo pretende mostrar como a Educação Ambiental pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem para as crianças já na Educação Infantil. Evidencia-se como o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de São José – SC se adaptou para transformar seus espaços e adequá-los ao interesse das crianças, levando-se em consideração que muitas crianças, estão à mercê de alimentos industrializados e fast-food e ainda diante da percepção dos professores sobre os hábitos alimentares apresentados pelas crianças. O objetivo se configura em oferecer novas possibilidades as crianças, para que de fato possam conhecer novos alimentos e a partir do contato com eles desenvolverem uma alimentação mais saudável e cuidados com a natureza levando-se em consideração que somos parte dela. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica. Nas análises de dados podemos considerar que a educação ambiental faz parte do dia a dia das crianças, que ao trazê-las para o cotidiano da educação infantil efetivamos uma prática de desenvolvimento muito significativo e enquanto professores revemos nossas posturas e buscamos efetivar uma prática que valorize e respeite a natureza e fortaleça os vínculos das crianças com algo tão importante para nossas vidas.

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