Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Educação para as relações étnico-raciais: a questão do livro didático
Yvie Cristina Favero de Souza

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O  trabalho  trata  da  educação  para  as  relações  étnico-raciais,  na  escola, especialmente no que se refere à negritude e a presença negra no livro didático. Trata-se de pesquisa bibliográfica, quanto à pertinência do material didático utilizado em escola rural e  multiétnica.    A  invisibilidade  do  negro  no  processo  político  pedagógico  no  Brasil  é  uma prática recorrente que, desde o Brasil Colônia, não tem medido esforços para negar aos afros brasileiros seus direitos de cidadania e torná-los invisíveis nos mais diversos aspectos da vida social política e histórica do Brasil, e no campo das relações internacionais.  A organização da escola é resultante de uma construção social, na qual as contradições se manifestam através do sujeito que, cotidianamente, nela se inter-relaciona, em que a construção das identidades étnico-raciais se dá a partir do olhar do outro, das regras sociais, da linguagem, da cultura e das  normas  que  apontarão  as  perspectivas  para  as  relações  étnico-raciais.  Neste  trabalho pretendemos  contribuir para análise sobre o tipo de educação que temos e que praticamos, especialmente  no  que  se  refere  aos  afrodescendentes.  Na  prática  pode-se  criar  um  olhar diferente sobre o educando afro e não afro no que se refere às relações culturais e históricas de cada etnia. Escolhemos esse tema, mesmo catorze anos após a promulgação da Lei Federal nº  10639/03,  em  função  dos  debates  que  têm  surgido  sobre  esta  e  a  dificuldade  em  sua implementação, muito embora haja vasto material didático para este fim. Assim, acreditamos que tal estudo possa colaborar com a implementação efetiva da legislação e, quiçá, contribuir para  a  construção  de  agentes  facilitadores  para  a  melhoria  do  processo  educacional  que invariavelmente é excludente e discriminatório.

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