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"Skate: é assim que as feres se vestem!": uma análise a partir das revistas Pop e Yeah!
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no ano de 2015 foi constatada a existência de mais de 8,5 milhões de skatistas no país. Essa expressiva quantidade de praticantes revela que essa atividade ganhou dimensões significativas e que não pode ser ignorada pelos historiadores do corpo, do esporte e da moda. Neste trabalho iremos ressaltar uma modificação ocorrida no vestuário ligado à prática do skate, e isso comparando duas épocas distintas através da publicidade. Num primeiro momento iremos abordar uma publicidade veiculada pela revista Pop no ano de 1978, e depois uma publicidade veiculada pela revista Yeah! no ano de 1986. Se num primeiro momento a prática do skate esteve associada ao visual do surf, em menos de uma década a aparência de muitos skatistas já estaria mais ligada à estética punk. A revista Pop foi publicada com periodicidade mensal pela editora Abril entre novembro de 1972 e agosto de 1979. Nesta revista, a imagem publicitária que iremos analisar foi publicada em sua edição de número 72, de abril de 1978, sendo ela uma foto colorida de duas páginas, na qual dois jovens skatistas apareciam de maneira descontraída sob os dizeres: “Skate: é assim que as feras se vestem”. Nossa outra fonte, a revista Yeah!, foi publicada durante a segunda metade da década de 1980, mais especificamente de 1986 a 1988. Nesta revista iremos analisar uma imagem publicitária de uma joelheira da marca “Urgh!”, e isso com o intuito de discutir a gênese das relações entre punk, indumentária, juventude e mercado. O objetivo é demonstrar como diversos signos do movimento punk foram apropriados por um emergente mercado ligado a essa atividade. Importa compreender como muitos dos skatistas, durante esse período, foram pouco a pouco abandonando o visual de surfistas que adotavam até então: cabelos compridos, shorts, roupas mais alegres e descontraídas, e começaram a se envolver com diversos aspectos da rebeldia estilizada do punk.
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