Última alteração: 2017-10-15
Resumo
Como resultado parcial de pesquisa, este trabalho tem por objetivo averiguar de que maneira o nazismo, enquanto conteúdo curricular, pode contribuir para o ensino de história a partir de determinadas demandas do tempo presente. Partindo de pressupostos teóricos que abrangem dentre outras, as ideias de presentismo, de Henry Rousso; função social do livro didático, de Reznik; e consciência histórica, de Jörn Rüsen, as abordagens sobre o tema feitas nas obras didáticas de história, em particular do Ensino Médio, passam a ser o foco de investigação tendo como finalidade última a proposta de um ensino reflexivo que ajude o aluno a orientar-se para a vida prática. Neste contexto, a escolha dos livros didáticos como objeto de estudo justifica-se por ser o principal recurso utilizado por professores, além de ter alta aceitação pelos próprios alunos, sendo importante veículo de formação de opinião e valores. O diálogo proposto entre o saber histórico acadêmico e o escolar como mutuamente complementares possibilitam discutir o totalitarismo alemão, tema erroneamente dado como encerrado no passado histórico, a partir de problemas da realidade onde a escola e seus sujeitos estão inseridos, direta ou indiretamente, tais como racismo, intolerância, xenofobia e participação política.
Palavras-chave: ensino de história; livro didático; nazismo; tempo presente