Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Narrativas (auto)biográficas de jovens estudantes do ensino médio – uma perspectiva de se conhecer o currículo e seus processos de subjetivação
Jean Prette

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


O presente texto é um excerto dos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação intitulada: “(Auto)biografia e processos de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís” (2017), na qual objetivou-se compreender através da metodologia da História Oral de Vida, os processos de subjetivação de jovens do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís – Jaraguá do Sul – SC. Foram entrevistados no decorrer da pesquisa seis jovens, cada um com sua especificidade e devidamente matriculados na proposta curricular do Ensino Médio do Colégio. Porém, neste texto apresentar-se-á, especificamente, uma narrativa (auto)biográfica dentre os jovens pesquisados. Para isso, fundamentamos nosso diálogo referente ao currículo na perspectiva da ‘filosofia da diferença’ na qual destacamos como referenciais teóricos as autoras Carmen Teresa Gabriel (2014), Sandra Mara Corazza (2010) e Marissa Vorraber Costa (2010); e, no campo da (auto)biografia, François Dosse (2009) e Leonor Arfuch (2010). Como também, a partir do pensamento de Michel Foucault (2014) os conceitos referentes aos processos discursivos de subjetivações. Ou seja, o filósofo nos deu suporte para podermos entender os processos de subjetivação dos jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís. Em outras palavras, coletamos as narrativas para capturar nelas as subjetividades construídas a partir dos discursos. E nesta perspectiva se propõe três vertentes: (i) a opção da história oral de vida como alternativa política, social; (ii) o processo de subjetivação no método das teorias curriculares; (iii) a escolha da pesquisa como opção subjetiva em uma aposta particular de análise referente a subjetivações e singularizações possíveis.

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