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A temática indígena no contexto escolar: uma proposta de intervenção diagnóstica
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo perceber como a temática da história indígena está inserida no currículo escolar dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Para dar conta de tal objetivo realizou-se uma atividade diagnóstico com os alunos do Nono Ano da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, localizada no município de Timbó em Santa Catarina. Também fez parte do diagnóstico as observações em torno da coleção didática Historiar de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, publicada pela Editora Saraiva em 2015. Partindo destas observações procuramos avaliar as representações que os alunos e a coleção didática observada fazem das comunidades indígenas. Neste processo nosso trabalho foi pautado nas seguintes questões; Onde estão as lideranças indígenas nos materiais didáticos? O livro didático e os alunos consideram a diversidade dos povos indígenas, ou reforçam a concepção de que indígena é tudo igual? O indígena é representado como primitivo e atrasado? O indígena aparece congelado no tempo, sendo discutido apenas nos referenciais históricos da colonização do Brasil? O material didático traz textos que dão conta do protagonismo indígena no processo de narrativa da própria história? As referidas questões surgiram nas aulas da disciplina de História Indígena ministradas pela professora Luisa Witimann no Mestrado Profissional em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.
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