Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Gênero e diversidade no PIBID História: relato de experiência
Soraia Carolina de Mello, Jair Zandoná

Última alteração: 2017-10-11

Resumo


Esta comunicação oral aborda, através de um relato de experiência, possibilidades de debate da temática gênero e diversidade voltada à disciplina histórica escolar. Ela parte de uma oficina organizada pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) História da UFSC, que ocorreu na E.B.M. Herondina Medeiros Zeferino, em Florianópolis, em novembro de 2016, intitulada "Gênero e ensino de história: perspectivas atuais". Nessa atividade participaram não apenas bolsistas do PIBID, como também funcionárias/os da escola, estudantes e familiares, uma ampla gama de questões para além do gênero foram abordadas: direitos humanos, diversidade religiosa, questões étnico­raciais e de classe, assim como sexualidades. Apesar do caráter amplo e introdutório da oficina, também foram debatidas as leis referentes à diversidade especificamente voltadas ao ensino de história, assim como interlocuções que levaram em conta as percepções pessoais das pessoas presentes na oficina em diálogo com construções conceituais de termos­chave como gênero e diversidade. O interesse das/os jovens na temática, observado através da participação ativa na oficina, demonstrou a urgência desses debates envolvendo toda a comunidade escolar. Nesta comunicação se buscará detalhar a metodologia utilizada na oficina; as estratégias que promoveram maior participação e apropriação do grupo das questões colocadas pelos proponentes; assim como os desdobramentos dessa experiência, com vistas a um cenário mais global dos fatores pensados e desenvolvidos localmente. Em uma conjuntura de profunda ameaça às questões voltadas à diversidade na educação e na sociedade civil, com foco especial no gênero como um ponto de polêmica e disputa no país, compartilhar experiências, táticas e estratégias que promovam espaços e iniciativas mais democráticas para o ensino de história, pode ajudar a fortalecer a permanência das instituições escolares como espaços de educação cidadã.

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