Última alteração: 2017-10-12
Resumo
O sucesso da lambada ocorreu ao longo da década de 1980, se concentrando mais intensamente no final dela. Em minha percepção, as pesquisas históricas a respeito da música popular focam na chamada “Era de ouro do Rádio”, entre os anos de 1940 e 1950, e nos movimentos musicais de resistência à ditadura militar.Entretanto os anos de 1980, igualmente têm muito a oferecer em suas transformações e dinâmicas. Esse período é marcado por novos acréscimos tecnológicos, como os tocadores de áudio portáteis que aceleraram os processos de difusão de conteúdo musical ainda mais, pelo barateamento de algumas tecnologias de comunicação, e a consequente acessibilidade a elas, e pela redemocratização do país ao final da década.Assim a difusão musical neste período foi uma das mais diversas e intensas até então, e solidificou tendências locais de relação com a música popular. Se hoje percebemos que alguns ritmos ganharam a preferência musical de muitos ouvintes, é plausível tentar rastrear os processos que moldaram essas relações.O período abordado é de expansão do consumo musical, como um produto negociável, concomitante a discussão a respeito da estética musical e a função da música popular brasileira pós efervescência dos anos de 1960-1970, quando parecia ter havido a constituição um modelo definitivo de Música Popular a ser seguido, que separava a boa música da ruim. Mas essas não foram as únicas razões que impulsionaram o mercado, esse período também foi marcado pelo advento de novos suportes para o consumo musical, como o LP. O sucesso comercial da lambada nos anos 1980, em parte, comprovou a saturação dessas fórmulas que, teoricamente, representavam a cultura da sociedade urbana como entretenimento. O próprio valor de representação cultural dos gêneros musicais populares foi reorientado nesse período justificando o presente interesse no estudo da trajetória do fenômeno musical lambada