Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Narrativa escolar, acadêmica e profissional: perfil identitário dos estudantes-professores do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFSC (2017)
Luciano de Azambuja

Última alteração: 2017-10-13

Resumo


O objeto da pesquisa consistiu na interpretação histórica do perfil identitário de estudantes-professores da disciplina “Metodologia do Ensino de História: o professor-pesquisador e o pesquisador-professor”, do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no primeiro semestre de 2017. O enunciado do instrumento de investigação solicitou que os alunos e alunas escrevessem a sua própria narrativa escolar, acadêmica e profissional a partir da seguinte sugestão de roteiro: título original; nome completo, data e local de nascimento; nome completo, idade, ascendência étnica, escolarização e profissão dos pais; vida escolar: escola pública ou escola privada; vida acadêmica: escola pública ou escola privada; vida profissional: escola pública ou escola privada; fatos marcantes; por que e para que fazer o Mestrado Profissional em Ensino de História da UFSC; o que gosta de fazer; projetos futuros. Na tripla perspectiva do campo da Educação Histórica, da experiência da cognição histórica situada (SCHMIDT; BARCA 2009), da disciplina da didática da história (RÜSEN, 2012), e da categoria histórica epistemológica de narrativa de vida (AZAMBUJA, 2013), a hipótese do trabalho que procurou ser corroborada na pesquisa empírica fundamenta-se no pressuposto de que a escritura de narrativas autobiográficas dialógicas constitui fonte histórica para a interpretação do perfil identitário das amostras de sujeitos da pesquisa, mobiliza os processos de ensino e aprendizagem histórica e a subjacente formação da consciência histórica de professores-estudantes em formação continuada.


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