Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Pela força da expressão: Apontamentos sobre a atuação de religiosos e religiosas em ações de denúncia e publicização da tortura e repressão - Brasil, Itália e França (1969-1985).
Caroline Jaques Cubas

Última alteração: 2017-10-13

Resumo


: A presente proposição tem como objetivo apresentar reflexões preliminares sobre a ação de religiosos e religiosas que, entre os anos de 1969 e 1985, envolveram-se com atividades de denúncia e veiculação de informações sobre as práticas de tortura e repressão instauradas pelo regime militar no Brasil. Tais publicações ocorriam não apenas no Brasil, mas por meio de redes de solidariedade que, muitas vezes, transcendiam as fronteiras nacionais. Em especial, para fins deste trabalho, atentaremos às trajetórias de Linda Bimbi, Maria Valéria Rezende e Charles Antoine. O objetivo principal é problematizar as possibilidades e ações de resistência por parte de membros da Igreja Católica através da observação da trajetória de padres e freiras. Para tanto, analisamos documentos diversos como registros de inquéritos e investigações, publicações de cartas e textos de denúncias, documentos disponibilizados pela BDIC – Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporeine e arquivo do CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.  O trabalho é um desdobramento da pesquisa “Maurina Borges da Silveira e o conceito de resistência: um exercício biográfico”, em andamento junto ao Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina.


Texto completo: PDF