Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Olhares acerca do oriente médio: Diálogos a partir da sala de aula
Maicon Roberto Poli de Aguiar

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


As diversas linguagens imagéticas, com ou sem o uso conjunto da linguagem escrita, são discursos e, veiculados através da internet, dos jornais, das revistas e da televisão, atingem um público imensurável, que muitas vezes apenas possui acesso a essas informações para estabelecer os seus saberes acerca do contexto em que estão direta ou indiretamente inseridos. E, é com conhecimentos adquiridos a partir de diferentes interações com as mídias, que estudantes chegam ao ambiente escolar, cabendo ao (à) professor (a) a condução de um diálogo também com outras fontes e, assim, a construção de um entendimento mais amplo acerca dessas temáticas trazidas pela mídia.Setenta estudantes dos terceiros anos do ensino médio da E.E.M. Professora Elza H. T. Pacheco foram questionados sobre o Oriente Médio, acerca das suas concepções sobre a região, bem como a fonte dessas informações. Suportados pelas informações trazidas cotidianamente através dos telejornais e dos compartilhamentos nas redes sociais, além de filmes e séries produzidas principalmente pela indústria estadunidense, a grande maioria desses estudantes não reconhece a diversidade cultural presente na região, acabando por relacionar a mesma a um constante cotidiano de violência, representados pelos conflitos, pelo terrorismo e justificados pelo fundamentalismo religioso.Desta forma, o diálogo em sala de aula precisa debater os possíveis mecanismos de silenciamento e de criação de estereótipos veiculados pelas diversas mídias. Saber sobre o outro é também saber sobre si, pois é na observação sobre aqueles que vivem de forma diferente é que podemos reconhecer nossos próprios valores e concepções. É no respeito a diversidade, que podemos compreender sua importância e, muitas vezes, corrigir nossos preconceitos e limitações, bem como, identificar os traços que mutuamente trocamos com aqueles que, a princípio, imaginamos tão distantes.


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