Última alteração: 2017-10-15
Resumo
O presente artigo tem por interesse compreender as rupturas e continuidades que ocorreram no jornalismo de moda do Piauí, nos anos 1970, quando se discutia a consolidação do prêt-à- porter no Brasil, sendo este, um dos fatores apontados como o impulsionador da moda, dentro dos periódicos nacionais. Nesse intuito, foram analisadas as colunas de moda e colunas sociais publicadas no jornal O Estado e O Dia, durante a década de 1970, onde, por meio dos discursos, são propostos, modos de se vestir e se comportar para as mulheres da cidade de Teresina. Na segunda metade do século XX, a moda passa a fazer parte do cotidiano da cidade, ligada aos hábitos e costumes dos citadinos, com publicações sobre tendências de moda nacionais e internacionais nos jornais, além de grandes desfiles propostos pelas boutiques na cidade que revelavam o forte desejo de tornar Teresina moderna, inclusive no âmbito da moda, ao comparar a capital do Estado aos grandes centros do país. A partir da metodologia da história oral, da pesquisa documental e hemerográfica, buscou-se ainda entender a participação dos grupos sociais ligados à cobertura de moda nos jornais e como estes traços marcaram e constituíram a memória do jornalismo de moda piauiense em 1970 e que continuam a vigorar na complexidade do Tempo Presente. No trabalho utilizamos como referências os estudos de Jofilly (1991), Cidreira (2005), Rioux (1999), Alberti (2005), Pinto (2002), dentre outras.