Última alteração: 2021-06-12
Resumo
Este texto almeja apresentar os resultados parciais da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História – PPGH da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que investiga as imbricações existentes na relação entre o Movimento Negro e os processos de elaboração, aprovação e implementação de políticas educacionais para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Rede Municipal de Florianópolis. Este estudo está fundamentado em entrevistas com sujeitos envolvidos neste processo, documentos institucionais oriundos dos poderes Legislativo e Executivo e aporte teórico de Bell Hooks, Petrônio Domingues, Amilcar Cabral, Michael Dawson, Achile Mbembe, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Jeruse Romão, entre outros. Como resultados preliminares apontam-se a necessidade de ampliação de representatividade política da população negra na capital catarinense e seus percalços, protagonismo de mulheres negras no movimento negro local e nos processos de elaboração e implementação do conjunto de políticas educacionais para a diversidade étnico-racial e a importância do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira realizado com perspectiva antirracista.
Palavras-chave: Movimento Negro, Ensino de História, Cultura Africana e Afro-brasileira, Prefeitura Municipal de Florianópolis.