Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

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História Pública e Literatura no romance The Last Kingdom
Giovanna Amaral

Última alteração: 2021-06-13

Resumo


Representações da Idade Média circulam com força no Brasil através de séries, jogos, literatura e também de festivais, feiras temáticas e outras formas de produção cultural. Seja referindo-se a ela como uma era das trevas carregada de misticismo e atraso, seja como uma idílica idade de ouro cavalheiresca e harmônica. Atualmente circula pela mídia de massas uma profusão de narrativas fílmicas, literárias, performativas, que endossam e ressignificam, mas, acima de tudo, agregam algo ao imaginário popular sobre a Idade Média. Muitas dessas produções têm como origem a literatura, entre as quais se destacam os romances de Bernard Cornwell. O autor produziu, sobre a temática medieval, as trilogias As Crônicas de Artur (1995-1997) e A Busca do Graal (2000-2003) e a série Crônicas Saxônicas (2004-2019), esta última adaptada para TV. Aqui, concentro-me no primeiro livro da série, The Last Kingdom (2004), analisando como a história em torno de Alfredo o Grande na perspectiva de um jovem inglês criado por dinamarqueses (vikings) chega ao leitor. Busca-se compreender as relações que se estabelecem entre história, literatura, público e história pública observadas no romance de Cornwell.

Palavras-chaves: História Pública, Literatura, Medievalismo


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