Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

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"A MTV quer ser brasileira": embates musicais na Music Television brasileira (1990-1999)
Carlos Eduardo Pereira de Oliveira

Última alteração: 2021-06-16

Resumo


Este presente artigo pretende discutir os embates em torno da música brasileira na MTV Brasil. A inauguração da MTV no Brasil, em 1990, marcou uma nova experiência e influenciou diversas áreas, entre elas a indústria fonográfica, que ganhou outro fôlego e redirecionou suas áreas de atuação. Veiculando clipes de artistas e bandas estrangeiras e nacionais, a emissora iniciou as operações em solo brasileiro envolvo pelo formato televisivo da matriz estadunidense, ao mesmo tempo em que indústria fonográfica e do audiovisual no país adensava seu caráter enquanto indústria. Por conta dessa particularidade, o artigo pretende analisar os as tensões e fissuras nos discursos que envolviam a música dentro de uma emissora que se preconizava musical. Para isso, as fontes analisadas são matérias dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, além do documentário A Imagem da Música, de 2017, sobre a trajetória da MTV e da indústria fonográfica brasileira, a fim de analisar discursos sobre a centralidade da emissora na divulgação musical e no impulso à produção de videoclipes nacionais. Dessa forma, o trabalho proposto busca compreender os embates entre a música estrangeira e brasileira na programação da MTV, a produção de videoclipes no Brasil, e o fortalecimento da indústria fonográfica em diálogo com a atuação da emissora.

Palavras-chave: MTV Brasil, indústria fonográfica, música nacional, História do Tempo Presente.


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