Última alteração: 2021-06-12
Resumo
Na perspectiva da linha de investigação Educação Histórica na Educação Profissional Tecnológica, a intencionalidade da pesquisa é operacionalizar mais uma vez o conceito teórico e empírico de memória gustativa (RÜSEN, 2015; PROUST, 1979; ONFRAY, 1999, AZAMBUJA, 2018), desta vez no caso de uma turma do curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis Continente. O instrumento de investigação foi aplicado na primeira aula do semestre da disciplina História da Gastronomia, ministrada pelo professor-pesquisador ao curso Técnico em Cozinha. Após uma apresentação do professor, por meio de uma narrativa oral, escolar, acadêmica e profissional, foi solicitado aos estudantes que, com base na audiência dos fragmentos dos filmes Ratatouille (2007) e Marcel Proust: uma vida de escritor (2012), escrevessem em casa uma narrativa sobre uma memória gustativa significativa e relevante a partir da seguinte sugestão de roteiro: título original; descreva o caso da memória gustativa: qual a sua melhor lembrança gastronômica? Quem? Quando? Onde? Por quê? Para quê? Como? Consequências? Significados temporais? A hipótese do trabalho a ser mais uma vez corroborada na continuidade da pesquisa, parte do pressuposto teórico e empírico de que as memórias gustativas recorrentemente estão associadas às memórias de infância e adolescência e às subjacentes relações familiares, afetivas, emocionais e identitárias.
Palavras-chave: Educação histórica, educação profissional tecnológica, memória gustativa.