Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

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Afromodernismo, cinema e Antonio Pitanga: uma narrativa negra
Adriano da Silva Denovac

Última alteração: 2021-06-13

Resumo


Esta proposta tem como origem parte da tese que desenvolvo no PPGH/UDESC.  O sujeito central de pesquisa é o ator brasileiro Antônio Pitanga e como fontes: filmes, entrevistas e outras produções construídas a partir da experiência do sujeito que tentarei escutar, dialogar, narrar e articular com o constructo histórico a partir do tempo presente. Para a análise, evoco alguns filmes importantes na carreira de Pitanga e que são emblemáticos no arco temporal que analiso (1963-2017), entrecruzando as temáticas e as personagens do ator nos filmes. Tal movimento contribui para pensar e apontar eventuais problemas de pesquisa na elaboração da tese. Os filmes que serão analisados e articulados a partir do presente recente do ator são: Pitanga (2017), Quilombo (1986), Barravento (1969), Esse Mundo é Meu (1964), Ganga Zumba (1963). Análise fílmica é um método potente, pois os filmes são documentos de base para historiadoras (es) do presente (LAGNY, 2012). Essa análise tem como um de seus objetivos pensar as narrativas acerca de negras, negros e o racismo no Brasil, articulado com a constituição de uma vida, de uma caminhada em relação ao social, ao político e a história, em um diálogo teórico com a ideia de pensamento Afromoderno (MBEMBE, 2013) e Afropolitanismo (MBEMBE, 2005) do historiador e filósofo camaronês  Achille Mbembe.

Palavras-chave: Antonio Pitanga, cinema, Afromodernismo.


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