Última alteração: 2021-06-12
Resumo
Repensando sobre a minha prática docente na educação básica, esse artigo tem como intuito mostrar os caminhos percorridos pela pesquisa que reflete sobre o uso da história do tempo presente nas aulas para o ensino médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do presente. Fazendo uma análise das provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para nossos alunos. A partir da análise de tais provas, onde o tempo presente apareça em destaque, criou-se uma sequência didática onde se propõe a construção de uma revista feita pelos alunos, onde os temas escolhidos ganham desdobramentos através de propostas de artigos e colunas, levando assim a uma reflexão que caminha com a prática pedagógica. Com o auxílio de Luis Fernando Cerri, François Hartog e Jörn Rüsen, os resultados preliminares da pesquisa têm mostrado a importância de se perceber o aluno como alguém dotado de uma bagagem histórica, e que essa bagagem vai fazer a diferença para que ele se perceba como um indivíduo dotado de consciência histórica.
Palavras-chave: História do tempo presente, ensino de história, temas sensíveis, ENEM, Ensino Médio.