ST 01 - Ensino de História e as demandas do Tempo Presente
| Presença/Ausência na História Local: Considerações sobre a historiografia do município de Gravataí/RS, a partir da História do Colégio Barbosa Rodrigues | |
| Adriane Luiza Narciso |
| Perspectivas das histórias indígenas e africanas no ensino | |
| Bruna Raquel Nunes de Morais, Larissa Ezidio da Silva |
| Jornal da Escola: cidadania e conscientização política como prática do cotidiano escolar | |
| Daniele Faenello |
| Memória e Patrimônio como manifestações culturais: uma perspectiva educativa | |
| Fernando Souto Dias Neto |
| A Forja do Historiador: Um Estudo sobre a Construção dos Currículos e a Formação Docente em História da Universidade Estadual do Piauí (1993-2022) | |
| Gilmar Pereira Limeira Júnior |
| Educação Patrimonial, metodologias ativas e tecnologia ceramista: uma experiência no Ensino de História e Ciências em Balneário Camboriú/SC | |
| Isabella Cristina de Souza |
| Ensino de história à luz da teoria decolonial: uma análise das narrativas sobre a colonização do Brasil presentes em documentos curriculares brasileiros e portugueses. | |
| Luísa Moreira Palis Ventura |
| Pedagogia Mano Brown: Decolonialidade e o fazer-se professor/a de história por meio do rap | |
| Lurian Endo Gonzaga |
| Memórias da Colônia: bruxas e benzedeiras na história oral e o no ensino de história | |
| Malcon Gustavo Tonini |
| Diálogos com quem ensina História: reflexões sobre as percepções de professores em relação ao pensamento conservador no Tempo Presente | |
| Maria Aparecida da Silva Cabral |
| Fé na História: Democracia e Autoria Docente para o Ensino de História em Minas Gerais (1979-2003) | |
| Maria Ávila Franzoni |
| Imaginação e Aprendizagem na Fortaleza de Anhatomirim (2023) | |
| Matheus Silveira |
| A Lei 13006/2014 e o Cinema: Usos e (Des) Usos da Linguagem Cinematográfica em Disciplinas da Ciências Humanas | |
| Thiago Albano de Sousa Pimenta |
ST 02 - Relações de gênero, famílias e infâncias sob o enfoque da História do Tempo Presente
| Relações entre políticas para a infância e o primeiro-damismo no Brasil: gênero e tempo presente | |
| Bruno Sanches Mariante Silva |
| Feminicídios contra meninas e mulheres indígenas: entre re-existências e formas de enfrentamento coletivo | |
| Claudia Regina Nichnig |
| Intersecções Entre a Teoria do Cotidiano de Agnes Heller com a História do Tempo Presente, Atravessadas Pelas Relações de Gênero e Cuidado | |
| Etiene Rabel Corso |
| Infância negada e violência moralizada: práticas de estupros durante a Ditadura Militar | |
| Gilmária Salviano Ramos |
| Moleques são meninos, crianças são também: críticas sociais a partir de uma letra da rap | |
| Jorge Luiz Zaluski |
| Percepções de mulheres que se relacionam íntima e afetivamente com mulheres, quanto ao sistema público de prevenção e proteção contra violência doméstica | |
| Julia Maria Milanese Buffara, Luciana Rozar Fornazari Klanovicz |
| O (não) lugar da madrasta na sociedade contemporânea | |
| Leticia Cortellazzi Garcia |
| Guita Grin Debert e a importância de pensar sobre o cuidado. | |
| Lissia Stinghen Chagas |
| Performance estética hiper-real: uma análise sobre o uso dos filtros de beleza no Instagram. | |
| Luara Roberta Pacheco Stecinski |
| Uma história das meninas adolescentes em conflito com a lei: gênero, justiça, temporalidades e direitos no âmbito dos atos infracionais (1990-2000) | |
| Marina da Silva Schneider, Silvia Maria Fávero Arend |
| Violência e abjeção: o estupro corretivo como um crime contra a dignidade de existência. | |
| Paloma Heller Dallagnol |
| Violência de gênero - uma questão de honra | |
| Rafael Azevedo Nespoli |
| A emergência das medidas socioeducativas como estratégia de correção do adolescente infrator no Brasil | |
| Renata Quinhones Pereira |
ST 03 - História Pública e Tempo Presente: interfaces e perspectivas
| Espaços para lembrar e esquecer uma artista: Os lugares de memória sobre Gloria Estefan criados por diferentes públicos em Miami/Flórida | |
| Igor Lemos Moreira |
| Fazendo História no Tempo Presente: o projeto Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul | |
| Luísa Borgmann de Oliveira, Claudia Musa Fay |
| Os sentidos e os significados em torno da doença: a lepra e a hanseníase no tempo presente | |
| Luiza Porto Faria |
| Jogos analógicos como História Pública: estudo da representação da sociedade italiana durante os séculos XV-XVI no jogo de cartas Coup | |
| Rafael Rosler |
| Investigando uma História Pública no Museu Histórico Nacional, RJ (2010 - 2019) | |
| Thomas Félix Sousa Nizio |
| Historiadores e cineastas: um diálogo à luz da História Pública e da História do Tempo Presente | |
| Ygor Pires Monteiro |
ST 04 - América Latina e tempo presente: autoritarismo, lutas sociais e políticas de memória
| Psiquiatria, repressão e autoritarismo: a internação de presos políticos pela Ditadura Civil-Militar (1964–1979) | |
| Amanda Pfitzner Cabral |
| “Nos quitaron tanto que quitaron el miedo” A juventude chilena e outras possibilidades de percepção do futuro | |
| Ana Luíza Guimarães |
| “Faz parte da pena”: a construção do crime/criminologia nas páginas do jornal O Estado durante a Era Vargas (1930-1954) | |
| Dhuna Schwenke Teixeira |
| Entre oralidades e o saber: Uma análise do processo de luta pela educação do campo no assentamento Pirituba/ SP. (1984-2021) Giovana | |
| Giovana Rodrigues Martins |
| As comemorações dos 10 anos do golpe de 1964 nos discursos de parlamentares brasileiros | |
| Kauê Pisetta Garcia |
| “Apaixona-te pela tua Pátria; trabalha confia e prospera…”: a construção do conceito de civismo a partir do pensamento disseminado pela Comissão Nacional de Moral e Civismo (1969-1985) | |
| Lara Coletto |
| O Golpe da Guatemala de 1954 e os documentos disponibilizados através do Foreign Relations of the United States (FRUS): Limites e possibilidades | |
| Lauro Niehues Carrer |
| A resistência à ditadura civil-militar brasileira na escrita literária de três militantes | |
| Maria Cláudia Moraes Leite |
| “Siempre los estuvimos esperando, aunque nunca nos habíamos dado cuenta”: A memória e a defesa dos direitos humanos pelos familiares de repressores da ditadura argentina | |
| Marina Lis Wassmansdorf |
| Democracia ecológica radical e soberania dos povos indígenas: alternativas anticapitalistas no Sul Global | |
| Nathália Santos Ferreira |
| Rojo Amanecer e Un Extraño Enemigo nas relações de cultura de mídia | |
| Priscila Roberta Alves Lemos |
| O teor testemunhal da literatura: uma aproximação à literatura ficcional sobre a ditadura civil-militar brasileira a partir de “Incidente em Antares” de Erico Verissimo. | |
| Rafael Policeno de Souza |
| Cinema, Ditadura e Memória Hegemônica Liberal: teoria da ferradura e infantilização dos militantes em O que é isso, companheiro? (1997) | |
| Ricardo Feltrin Oldenburg |
| Exército Zapatista de Libertação Nacional - O Caminhar de Uma Memória Viva: Uma Perspectiva Sobre a História do México Tecida Através de Seus Documentos e Comunicados de 1994 A 2001. | |
| Vinícius Drechsel Fávero |
| Solfejando a História: Um olhar histórico sobre as canções interpretadas por Neide Maria Rosa (1950-1994) | |
| Virginia Calazans Ribeiro |
| Ficção Científica latino americana como representação do tempo presente | |
| Yarú Mills Siqueira |
ST 05 - Entrelaçando temporalidades e agências: a História do Tempo Presente e os desafios da escrita de histórias antro
| A africanização das Águas Brasileiras: história ambiental global da dispersão da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e Rendalli (Coptodon rendalli) no Brasil (1950-1990) | |
| Denis Henrique Fiuza |
| Bem-estar animal no Antropoceno | |
| Laianny Cristine Gonçalves Terreri |
| “Temporal passa e deixa marcas”: a questão ambiental e a história do tempo presente a partir de eventos extremos | |
| Ramon Ribeiro Lucas, Felipe Nóbrega Ferreira |
| História do Tempo Presente e Agroecologia: Agricultura Familiar e Caminhos de Transformação em Betânia do Piauí/PI | |
| Vanessa Bueno de Castilho |
ST 06 - Política, Religião e Religiosidades: Lutas democráticas e Estado Laico
| “No Altar Há Muita Saia e Poucas Mulheres”: A Dominação Masculina na Igreja Católica na Perspectiva de Ivone Gebara | |
| Edson Claiton Guedes |
| A Missão Oeste do Brasil e a educação presbiteriana em Goiás: um legado no Vale do São Patrício (GO) | |
| Johnatn José de Lima |
| Relevant Magazine: estudo de caso na História Cultural das Religiões e das Mídias no Tempo Presente | |
| Luca Lima Iacomini |
| Uma abordagem entre modernidade e religiosidade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal | |
| Maicon de Farias Valsechi |
| “O senhor é meu pastor e ele sabe que eu sou gay”: Troy Perry e o contexto da formação da Metropolitan Community Church | |
| Pablo Vinicius Napoli |
| A experiência da vida religiosa feminina inserida no ocaso da ditadura militar | |
| Vinícius José Mira |
ST 07 - Tempo presente, patrimônio cultural e visualidade
| O papel da fotografia para a compreensão das manifestações culturais em Sede de Santa Luzia, Goiás - GO e a experiência de fotografar o objeto de pesquisa. | |
| Lis Katia Cunha |
| Inventariar e cartografar: um olhar para a patrimonialidade do Xixá | |
| Luana Nunes Martins de Lima |
| Representações do Patrimônio Cultural no audiovisual joinvilense contemporâneo | |
| Mauricio Biscaia Veiga |
ST 08 - As temporalidades do presente: novas perspectivas, categorias e abordagens
| "Valsa com Bashir" e a questão da memória no Tempo Presente | |
| André Procópio Gomes |
| Seria a “ancestralidade” um conceito histórico? Apontamentos sobre os usos sociais e políticos do termo no tempo presente | |
| Carlos Roberto da Silva |
| Paraísos perdidos: relações entre Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, e Memória para o esquecimento (2021), de Mahmud Darwich | |
| Fabrício Lucas Sampaio Moreira Almeida |
| O conceito de crise na historiografia brasileira: A Crise da Razão Histórica (1989) e Reflexões sobre a História (2017) de Michel Zaidan Filho | |
| Muriel Custodio dos Passos |
| “Lá ninguém aceita Visa”: periferia de Florianópolis, políticas do tempo e o sentimento de descompasso temporal | |
| Vinícius Silveira Luz |
ST 09 - Ditaduras e democracias no Tempo Presente: Brasil e na América Latina
| “Não me espreme que eu sangro”: A violência contra lésbicas, travestis e gays no Jornal Lampião da Esquina (1978 – 1981) | |
| Alisson Gonçalves |
| “Exigir nossos direitos, ensinar democracia”: o Hino do CPERS/Sindicato e a greve de professoras/es de 1987 no Rio Grande do Sul. | |
| Ana Cláudia Freitas |
| Ativismos no Brasil em Junho de 2013 entre novidades e antigos repertórios | |
| Chrystian Wilson Pereira |
| Lourival Fontes e o fascismo italiano: uma análise de sua trajetória na revista Hierarchia (1931-1932) | |
| Dandara de Oliveira |
| O humanismo cristão e a transição política brasileira (1974-1985) | |
| Geovanni Rocha Junior |
| Transição, ainda que negociada: as comissões da verdade e a justiça de transição de Brasil, Chile e Uruguai | |
| Guilherme da Conceição de Lima |
| Em busca do “desarmamento de espíritos”: consenso e pacificação durante a transição política brasileira | |
| Lucas Alves da Silva |
| Los Sonidos de La Revolución: integração continental e a emancipação de sujeitos populares na Nueva Canción Latino-Americana (1960-1970) | |
| Luis Felipe Machado de Genaro |
| Olavo de Carvalho e as Direitas Políticas na Nova República | |
| Renan Pereira |
| "Rindo se diz coisas sérias": política e humor na Revista do Brasil (1906-1912) | |
| Willan de Souza Januário |
ST 10 - Antiguidade, Medievo e Tempo Presente: Usos do Passado
| A telenovela bíblica "Os Dez Mandamentos" (2015): as apropriações da cultura egípcia faraônica como instrumento de propaganda religiosa da Igreja Universal (IURD | |
| Inara Gama Araújo |
| Lucrécio e Cícero discutem o Direito: ou, acerca dos sentidos da tradição do jusnaturalismo | |
| Márlio Aguiar, Mariana Marchi Malacrida |
| Entre armas e discursos: o uso da figura de Viriato (?-139 a.C) pelo Salazarismo (1933-1974) | |
| Ricardo Luiz de Souza |
| Acúmulo de passados: múltiplas recepções de Stonehenge (pré)histórico na História, Arqueologia e Sociedade | |
| Sofia Helena Cardoso Rodrigues |
ST 11 - Histórias indígenas, africanas e afro-diaspóricas no tempo presente
| Racismo, colonialismo e colonialidade na sociedade moçambicana: o caso das personagens femininas em O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane | |
| Daniela de Campos, Caroline de Morais |
| “Joanna D’arc não foi mais arrojada, nem mais heroica”: a civilização indígena através da catequese leiga de Leolinda Daltro | |
| Elaine Cristina Florz |
| O ano da paz em Angola: análise exploratória da cobertura da BBC Brasil sob a perspectiva das relações do Atlântico em 2002. | |
| Elias Bastos Barros |
| Imagens em disputa: arte indígena contemporânea como direito de resposta | |
| Fernanda Maldonado Mocelin |
| Dor compartilhada entre gerações: HQ Confinada e temáticas da escravidão a partir da História do Tempo Presente | |
| Gustavo Machado da Silveira |
| Coletivo Ação Zumbi – Uma história de (re)existência e inspiração para uma educação antirracista e decolonial | |
| Janaina Amorim da Silva |
| Manifestação Exu: a revolta a partir do diálogo com a African Blood Brotherhood (1919-1924), uma supressão do tempo histórico | |
| Luan Kemieski da Rocha |
| [Escrevedor de histórias]: do lugar colonial das artes da cena à performance fugitiva | |
| Marcel Leandro Szymanski |
| Ações de enfrentamento do racismo no Brasil: o cenário político e educacional que reivindicou a tradução da coleção “História Geral da África” | |
| Melina Lima Pinotti |
| Os Kaingang e as Igrejas Evangélicas: o caso da Terra Indígena Xapecó/SC | |
| Nathan marcos Marcos Buba |
| O fim da história e o último índio? O (re)surgimento do indígena na Constituição Federal de 1988 | |
| Rodrigo Wartha |
| Narrativas do Tempo Histórico e Relações Étnico-raciais no ensino de História | |
| Sil Lena Calderaro Oliveira, Jéssica Lícia Assumpção, Jéssica Lícia Assumpção, Giovanna Santana |
| Pacto anímico da ancestralidade: a Negritude como nacionalidade atlântica e a música popular brasileira, dos anos 1970, como elemento materializador do fenômeno. | |
| Tiago Scaramella de Azevedo Cunha |
| Originárias e guardiãs da terra: a importância de uma bancada do cocar em tempos de Bolsonaro | |
| Weuler Pereira de Azara |
| Entre carnavais, festas e procissões: trajetórias afro-diaspóricas e o celebrar na améfrica (Laguna/SC no tempo presente) | |
| Willian Felipe Martins Costa |
ST 12 - Migrações e Tempo Presente
| Do Pacífico ao Atlântico: O Consumo da Cultura Pop Japonesa no Brasil Através de Cavaleiros do Zodíaco (1994-1996) | |
| Gabriel Onasses Wenceslau Sousa de Morais |
| Refugiados no Brasil: A atuação do Comitê Ucraíno de Auxílio às Vítimas da Guerra no Pós-Segunda Guerra Mundial | |
| Henrique Schlumberger Vitchmichen |