Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Produção do conhecimento histórico escolar: o lugar do autor do livro didático
Adriana Soares Ralejo

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa de mestrado intitulada “Autoria de livros didáticos: desafios e possibilidades da produção do conhecimento histórico escolar”, buscando dialogar com as discussões sobre o fazer curricular no ensino de História, desenvolvidas pela pesquisa “Tempo Presente no ensino de História: historiografia, cultura e didática em diferentes contextos curriculares” coordenada pela Prof. Dra. Ana Maria Monteiro no Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação da UFRJ. Compreendendo o livro didático como objeto cultural constitutivo do conhecimento escolar, este material faz parte de uma produção curricular escrita que obedece às especificidades de seu tempo. Focalizando a atenção sobre o produtor desse conhecimento, entendo que os autores de livros didáticos escrevem sobre o passado transmitindo valores que respondem à questões do tempo presente e procuram estabelecer relações significativas na ação curricular. A discussão é conduzida com base na contribuição teórica de Dosse (2012) e Monteiro (2011, 2012) que partilham a ideia de que toda história é uma história do tempo presente e que o passado é reconstituído a partir dos questionamentos de hoje. A partir da análise de um livro didático, busco responder a algumas questões: O que os autores consideram como importante no momento da produção de sua obra? Que demandas são mobilizadas por esses sujeitos? Quais sentidos de história são produzidos atualmente?

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