Tamanho da fonte:
Diários de Bordo e Ensaios Pedagógicos: possibilidades para pensar a formação de professores na modalidade de educação a distância
Última alteração: 2014-09-25
Resumo
O presente estudo busca apresentar e discutir a modalidade de educação a distância, bem como as ferramentas que tal modalidade disponibiliza como uma possibilidade para a formação continuada de professores. Nesta perspectiva, analisa os relatos de experiências registrados em diários de bordo e ensaios pedagógicos, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA), mediante um curso oferecido nesta modalidade. Está relacionado a uma pesquisa em nível de doutorado, defendida no ano de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina. As discussões apresentadas referem-se a um capítulo da tese, no qual foi apresentado o campo de produção dos materiais de análise. O tratamento metodológico segue os pressupostos da análise de conteúdo (FLICK, 2004). Os sujeitos são vinte e oito educadoras do ensino fundamental (anos iniciais) da rede pública do Estado de Santa Catarina. A partir de teóricos como Levy (2000), Zabalza (2004), Porlan e Martín (2004), Silva (2005), Larrosa (2002, 2004), Santarosa (et al, 2005), Simonian e Brito (2008), Moehlecke (2009), chegando à Pimenta (1999; 2002), Rios (2003; 2007), Maturana e Rezepka (2003), Fleuri (1998, 2003, 2009) entre outros, que subsidiam a análise dos dados da pesquisa, foram formuladas seis categorias para compreender e orientar os significados da prática pedagógica desenvolvida.
Texto completo:
PDF