Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Ajuste de foco e indícios de escalas: sentidos da narrativa do livro didático regional por seus aspectos gráficos e estruturais
Rosiane Ribeiro Bechler

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Os livros didáticos de História Regional vem recebendo especial atenção dada sua tradicional presença no currículo dos anos iniciais e sua vinculação à agendas sociais de reconhecimento e conhecimento das diversidades identitárias e históricas desse país continente. Como mercadoria, estas obras demandam especial atenção sobre seus aspectos gráficos e estruturais, revelando como interferências e proposições advindas da área do design contribuem na elaboração de conformações visuais dotadas de significativo potencial informativo e reflexivo na composição do texto didático. Diferentes profissionais atuam sobre determinadas escalas na composição visual dos livros didáticos, que, postas em jogo, visam atender às finalidades didáticas e comerciais a que se destinam essas mercadorias.Dessa maneira, suas capas e sumários oferecem indícios importantes sobre os sentidos da narrativa por eles elaborada, orientando também sentidos de leitura desejados para a construção do conhecimento histórico escolar que aborde o contexto regional num movimento relacional com a História do Brasil. A compreensão dos aspectos gráficos e da estruturação dos livros como meio semióticos de construção de sentido podem indicar assim caminhos alternativos para leitura dos livros didáticos e compreensão de sua narrativa histórica.

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