Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Mídia e migração: representação de jornais brasileiros de circulação nos EUA na construção da identidade brasileira em território norte-americano
Franco Dani Araújo Pinto, Sueli Siqueira

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Na segunda metade da década de 1980, o Brasil viveu um momento de intensificação de pessoas migrando para os Estados Unidos, processo que teve o ponto de partida na década de 1960, em Governador Valadares (MG). No país de destino, esses imigrantes reconfiguraram o território, formando diversas comunidades brasileiras. As chamadas “mídias étnicas” são produtos desses grupos. Entre elas estão os jornais “Brazilian Times” e “Brazilian Voice”, que serão nossos objetos de estudo. O objetivo desta pesquisa é analisar como se dá a representação da identidade brasileira no conteúdo desses dois jornais étnicos. Foram analisados 36 exemplares de ambos os jornais publicados entre os meses de janeiro e abril de 2014, sendo 18 exemplares de cada um destes veículos de comunicação. A metodologia utilizada foi a da análise de conteúdo (AC). No que diz respeito à parte comercial (publicidades e classificados), em ambos os jornais 100% dos anunciantes são membros das próprias comunidades brasileiras onde eles circulam. No que diz respeito ao conteúdo jornalístico desses dois jornais, ambos abordam questões referentes à assuntos de interesse das comunidades brasileiras – como por exemplo as políticas de migração nos Estados Unidos. A análise em questão permitiu-nos constatar que os dois veículos de comunicação analisados cumprem relevante importância em seu papel de mídia étnica na medida em que contribuem para propagação de assuntos inerentes à vida no interior dessas comunidades.

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