Última alteração: 2021-07-24
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o relato de algumas experiências do PIBID Pedagogia – Anos Iniciais/UFMG ocorridas nos anos de 2018 e 2019 em turmas de 1o ano e 2o ano do ensino fundamental de duas escolas públicas (municipal e estadual) de Belo Horizonte. Em se tratando de turmas no início do processo de alfabetização nossas ações buscaram integrar a alfabetização e letramento por meio de três situações didáticas que eram planejadas e executadas semanalmente nas escolas, a saber: A hora da história, A Hora do Jogo e as Sequências Didáticas, que em sua maior parte incorporavam as duas ações anteriores. Por meio desse trabalho foi possível perceber o desenvolvimento profissional da equipe do PIBID no que concerne ao planejamento e desenvolvimento de atividades integradas aos contextos de aprendizagem e com objetivos bem delineados tendo em vista o desenvolvimento de habilidades de alfabetização e letramento necessárias e específicas para cada uma das turmas atendidas. Ademais, ao final do trabalho foi identificado o avanço das crianças no que diz respeito a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e ainda no envolvimento e desejo pela leitura.