Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino

Última alteração: 2021-07-23

Resumo


A constituição da linguagem está diretamente ligada ao processo de alfabetização no período pré-escolar, fase em que a criança aprende a ler e escrever num ato puramente simbólico advindo da linguagem. O trabalho tem por objetivo identificar aspectos da constituição da linguagem no processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, utilizando como critério a inclusão de trabalhos da língua portuguesa posterior ao ano 2000. Espera-se entender a relação da representação simbólica da linguagem e função do outro no processo de alfabetização. O discurso e atuação do Outro que constitui a linguagem também promove a prática de ler e escrever na criança, e nesse movimento ela consegue captar o simbólico existente nos veículos da linguagem.


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