Última alteração: 2021-07-19
Resumo
Este trabalho objetiva investigar, no cotidiano da docência na alfabetização de crianças, a construção e a mobilização de saberes no fazer pedagógico em sala de aula. Os aspectos metodológicos fundamentam-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com pesuqisa de campo, tendo como técnica para a construção dos dados a entrevista coletiva, realizada com 3 (três) professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN. Os dados empíricos analisados correspendem a um recorte do corpus da pesquisa de mestrato intitulada Saberes docentes mobilizados na alfabetização de crianças: percursos de práticas exitosas, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN, no período de 2011 a 2013. O percurso teórico desenvolve reflexões relacionadas a construção dos saberes com base nas práticas docentes alfabetizadoras e no processo de formação inicial e continuada. Os resultados mostram que os saberes docentes resultam de um processo contínuo que envolve a formação inicial e continuada, o desenvolvimento das experiências das práticas da docência, e a relação teoria-prática, que proporciona uma reflexão sobre sua própria prática docente e possibilita a sua ressignificação. Desse modo, foi possível compreender que o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização de crianças é complexo, e por isso, exige do professor um investimento constante na formação profissional docente.
Palavras-chaves: Alfabetização de crianças; saberes docentes; formação inicial e continuada.