Tamanho da fonte:
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID
Última alteração: 2021-07-27
Resumo
O presente artigo tem como finalidade discutir as contribuições da literatura na formação das crianças e dos futuros professores alfabetizadores na ampliação dos seus repertórios de textos literários do universo infantil. Parte-se da experiência do Sarau Literário desenvolvido pelos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A dinâmica dessa atividade se pautou na concepção de alfabetização em perspectiva discursiva, que compreende como fundamental a inserção da leitura literária na sala de aula. Assim, a organização do Sarau Literário envolveu pesquisas e a leitura de autores que serviram de referência (Bakhtin; Colomer; Mortatti; Zilberman, entre outros) na compreensão da temática. No contexto do ensino remoto, a realização do Sarau Literário buscou unir diferentes linguagens: verbal, escrita, artística e digital e resultou na exploração dos livros infantis e na produção de vários materiais e atividades como slides, cartas, desenhos e pinturas. O Sarau e as discussões que se desdobraram a partir de sua realização apontam para práticas diferenciadas que podem ser utilizadas no desenvolvimento do gosto e dos hábitos de leitura entre as crianças e futuros alfabetizadores.
Texto completo:
PDF