Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima

Última alteração: 2021-07-27

Resumo


O presente artigo tem como finalidade discutir as contribuições da literatura na formação das crianças e dos futuros professores alfabetizadores na ampliação dos seus repertórios de textos literários do universo infantil. Parte-se da experiência do Sarau Literário desenvolvido pelos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A dinâmica dessa atividade se pautou na concepção de alfabetização em perspectiva discursiva, que compreende como fundamental a inserção da leitura literária na sala de aula. Assim, a organização do Sarau Literário envolveu pesquisas e a leitura de autores que serviram de referência (Bakhtin; Colomer; Mortatti; Zilberman, entre outros) na compreensão da temática. No contexto do ensino remoto, a realização do Sarau Literário buscou unir diferentes linguagens: verbal, escrita, artística e digital e resultou na exploração dos livros infantis e na produção de vários materiais e atividades como slides, cartas, desenhos e pinturas. O Sarau e as discussões que se desdobraram a partir de sua realização apontam para práticas diferenciadas que podem ser utilizadas no desenvolvimento do gosto e dos hábitos de leitura entre as crianças e futuros alfabetizadores.

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