Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

Tamanho da fonte: 
ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy

Última alteração: 2021-07-27

Resumo


Este trabalho apresenta os frutos de uma parceria entre o Prolinguagem e o Labdesign, grupos de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que objetivou adaptar os personagens lúdicos que fazem parte de um material didático de ensino explícito de compreensão leitora desenvolvido originalmente em Portugal, de modo que os estudantes que irão utilizar o material tenham a oportunidade de identificarem-se culturalmente com tais personagens e, além disso, reconhecerem, através das formas e objetos dos mesmos, os processos cognitivos da compreensão leitora que representam. Para isso, foram realizadas reuniões entre os grupos de pesquisa, onde discutia-se especialmente o papel de cada personagem, o que eles deveriam representar e quais características culturais e físicas vinculadas à realidade brasileira precisavam estar presentes neles. Os resultados deram vida a personagens que representam a diversidade étnico racial brasileira, além de ganharem novas expressões faciais, cores e objetos diferentes, que realçam ainda  mais suas características e funções.


Texto completo: PDF