Última alteração: 2021-07-30
Resumo
O referido estudo corresponde a uma reflexão, resultado de uma pesquisa bibliográfica no contexto da produção do conhecimento e tem como objetivo analisar as práticas da leitura e escrita no processo de alfabetização, elemento contribuinte para o desenvolvimento do aluno. Temos como principais aportes teóricos, baseou-se nas discussões de KLEIMAN (2000), FERREIRO (2002), MARTINS (2006) e outros pesquisadores que estudam e contribuem com o processo de leitura e escrita das crianças na construção de novos saberes. Para tanto, usou-se na metodologia observações diárias, coletas de dados, como também trabalhos teóricos sobre a temática em questão. Os estudos evidenciaram que o ensino da leitura e escrita, é condição fundamental para o processo de alfabetização, como também para a integração na vida social do aluno. Além disso, se faz necessário práticas pedagógicas significativas na escola que intensifiquem o uso social que envolvem o ato de ler e escrever, visto que é o caminho essencial para dominar a palavra escrita, ou melhor, a alfabetização. Portanto, se faz necessário que o estudante compreenda o objeto em seu contexto de forma crítica, consequentemente o seu significado na prática cotidiana e possa agir no mundo social como sujeito ativo.
Palavras-chaves: Leitura; Escrita; Alfabetização; Aprendizagem com significado.