Última alteração: 2021-07-30
Resumo
O presente ensaio visa apresentar reflexões introdutórias acerca da formação continuada de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juazeiro no período de 2013 à 2016. Trata-se de um estudo qualitativo em fase inicial realizado a partir da revisão bibliográfica e análise documental para ampliação de significados e de sentidos no que diz respeito às questões ligadas à práxis pedagógica interdisciplinar adotada pelo município localizado no semiárido da Bahia e faz parte dos estudos vigentes realizados no mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.
Entre os vários questionamentos que a reflexão deste estudo sugere, destacamos àquele que reputamos de maior siginificância ao abordar o tema: Como se dá o diálogo entre o processo de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – BA e as práticas interdisciplinares?
Para uma maior compreensão desse diálogo recorremos a Cunha (2014), Magalhães (2015), Fazenda (2008) e Japiassu (2006) além dos Planos Nacional e Municipal de Educação que embasam a tecitura das políticas públicas para formação continuada de Professores Alfabetizadores na Rede Municipal de Juazeiro (BA).